Agachamento Livre

Trabalhar glúteos, pernas, coxas, e diversos grupos musculares de uma só vez é uma maravilha né? Pois o agachamento livre proporciona isso e muito mais. Ele é um dos exercícios mais importantes para se fazer durante treinamentos voltados ao emagrecimento e ao ganho de massa muscular.

agachamento livre

O que é agachamento livre?

O agachamento livre é um dos exercícios que compões treinos voltados para ganho de massa muscular, emagrecimento ou tonificação. Consiste em flexionar os joelhos com uma barra de ferro livre nas costas. Porém fazer o agachamento livre não é tão simples quando parece, faze-lo de forma errada pode acarretar em problemas nas articulações. Por isso ele deve ser feito sob a orientação de um profissional de educação física.

O agachamento estimula a ação de vários músculos, principalmente dos glúteos, por isso muitas mulheres procuram fazer agachamento livre para ter o “bumbum durinho”. Além disso, ele provoca a produção natural de testosterona, que é produzindo em poucas quantidades pelas mulheres. É normal que após um treino intenso e bem feito de agachamento livre o atleta se sinta um pouco fraco e enjoado, isso se dá ao estimulo da produção de testosterona.

Algumas academias proíbem o agachamento livre por falta de instrutores realmente capacitados para auxiliar os alunos durante os exercícios. Mas existem outros exercícios, que parecem menos perigosos que o agachamento, mas que podem provocar lesões mais facilmente. Por isso quando se tem um profissional qualificado auxiliando, não é necessário ficar receoso quando ao exercício. Além disso os resultados valem a pena.

Como realizar agachamento livre corretamente?

A barra deve estar bem posicionada em cima do trapézio do corpo, e não na nuca como acontece erroneamente e frequentemente. Depois se deve abrir as penas na largura dos ombros mantendo sempre os joelhos apontados para frente. Os pés devem estar apontados para fora. Jogar o quadril para trás ou empinar o bumbum está errado e pode provocar machucados na lombar. Depois de estar na posição correta o atleta deve fazer movimentos como se estivesse sentando em uma cadeira, porém com o bumbum quase tocando o chão em um limite de 90 graus.

O agachamento livre pode ser realizado também por iniciantes no exercício físico, nesse caso utiliza-se o peso do próprio corpo, e ao longo da evolução do aluno vai se acrescentando o peso na barra aos poucos.

Benefícios do agachamento

Como o agachamento livre promove a movimentação de diversos grupos musculares ele também auxilia na perda de gordura e tonificação de músculos, principalmente as pernas, coxas e glúteos.

Algumas musculaturas envolvidas durante o agachamento livre são: musculatura flexora do quadril, musculatura extensora do quadril musculatura flexora dos joelhos, musculatura extensora dos joelhos e musculatura abdominal.

O agachamento livre realizado de maneira correta e com auxilio de um profissional capacitado não provoca lesões nos joelhos ou articulações, pode ser usado para fins fisioterapêuticos. A maioria das lesões ocasionadas durante o agachamento é causada por má técnica, ou seja, o atleta não seguiu todas as recomendações corretamente.

.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar