Agachamento Smith: Veja como fazer corretamente!

Treinar e desenvolver os membros inferiores é tão importante quando os membros superiores e para isso é preciso escolher os exercícios corretos para se obter um corpo harmonioso e com o qual se esteja satisfeito. Assim, o agachamento Smith é uma das opções para quem deseja desenvolver os membros inferiores.

Apesar disso, o efeito pode ser completamente reverso se não for executado com segurança, levando a lesões diversas. Para evitar que isso aconteça, saiba mais sobre a execução e os cuidados com o agachamento Smith.

agachamento smith

O que é o agachamento Smith?

O agachamento Smith é feito em um aparelho de barra fixa cujo peso é variável dependendo das necessidades e particularidades de cada pessoa. Esse tipo de agachamento é capaz de aumentar a produção de testosterona e desenvolver os membros inferiores, mas quando é feito da maneira incorreta pode causar lesões no joelho e na lombar.

Execução do agachamento Smith

A execução do agachamento Smith deve ser feita de maneira correta e, preferencialmente, orientada por um profissional, pois como a barra é fixa, uma vez que a postura começa errada no exercício, permanece errada até o final da sua execução, o que pode causar danos indesejáveis à musculatura.

Assim, a barra deve ser posicionada no seu trapézio e em seguida você deve abrir suas pernas em uma largura igual a dos ombros. Mantenha seus joelhos e quadril sempre para frente e alinhados com a barra e a partir daí comece a descer lentamente até que os joelhos alcancem uma posição perpendicular, ou seja, de 90° em relação às pernas. Ao chegar nesse ponto, retorne para a posição inicial de maneira cuidadosa.

Outra dica para a execução perfeita do agachamento Smith é manter, sempre que possível, a barriga o mais contraída que conseguir.

Cuidados com o agachamento Smith

Para evitar lesões sérias que podem te deixar um longo tempo afastado da musculação é preciso tomar alguns cuidados básicos para garantir o sucesso da atividade.

Não coloque peso excessivo

Por mais que com a barra fixa seja necessário um esforço relativamente menor do que no agachamento livre não exagere no peso da barra para evitar danos à sua coluna e joelhos.

Não posicione a barra em sua nuca

Um erro muito comum entre os praticantes do agachamento Smith é posicionar a barra em sua nuca, o que pode levar a lesões cervicais. Posicione, portanto, a barra sempre no seu trapézio.

Não projete os pés

Buscando a retificação da coluna muitas pessoas acabam projetando os pés muito à frente da barra no agachamento Smith e isso pode causar lesões no joelho. Embora uma pequena projeção seja necessária, mantenha os calcanhares na direção da barra.

Não projete o quadril

Empinar o quadril é outro erro comum no agachamento Smith que deve ser evitado a qualquer custo, já que pode causar lesões na lombar pelo esforço excessivo.

Executado da maneira certa, o agachamento Smith é um grande aliado para te ajudar a desenvolver os membros inferiores. Garanta, portanto, a execução correta e tome os cuidados para evitar lesões e atingir os resultados.

Ainda ficou com dúvidas? Confira o vídeo abaixo para entender melhor a execução do Agachamento Smith!

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

One thought on “Agachamento Smith: Veja como fazer corretamente!

  1. Olá, alguns Smiths mais novos possuem a barra
    guiada inclinada. Considerando a parte alta da barra, a inclinação deve ser para frente ou para trás no agachamento?

    Quando utilizo, o faço com a inclinação para trás, mas não encontrei nenhuma literatura sobre o assunto. Obrigado.

    Responder

Comentar