Alongamento: Porque é importante? Como fazer?

alongamentoPraticar atividades físicas é importante, mas o que muita gente não sabe – ou que ignora – é que não basta vestir uma roupa, calçar um tênis e sair por aí caminhando, correndo ou puxando peso. Ao fazer isso, você corre o risco de sofrer lesões graves e, portanto, é necessário fazer uma preparação. A essa preparação é dado o nome de alongamento, que é tão famoso quanto indispensável. Para garantir que seu corpo fique saudável, veja a seguir como fazer o alongamento e por que ele é importante.

Por que o alongamento é importante?

O alongamento é uma prática indispensável para qualquer pessoa que deseje praticar uma atividade física, seja ela leve, moderada ou intensa. Isso se deve ao fato de que essa prática:

Prepara os músculos

Por mais leve que seja a atividade física a ser praticada, os músculos sofrerão microlesões resultantes do esforço físico. Com isso, quando você se longa você “aquece” os músculos e os prepara para o que está por vir.

Se você é sedentário, essa preparação é ainda mais importante, já que funciona como o aquecimento de mtoor de um carro que está há muito tempo parado.

Evita lesões graves

Justamente por preparar os músculos é que a prática de se alongar ajuda a evitar lesões graves, com estiramentos ou rompimentos de ligamentos, por exemplo.

Isso se deve ao fato de que os músculos e outros elementos começam a trabalhar progressivamente quando são alongados e não de uma vez só. Com isso, você diminui substancialmente os riscos de terminar o dia com o joelho ou a coluna torcida, por exemplo.

Melhora o desempenho

Mais do que uma característica preventiva, alongar-se também garante que você apresente um melhor desempenho na prática de exercício. Isso porque seu corpo demora mais para experimentar a rigidez muscular e a fadiga, permitindo que você pratique por mais tempo e também com mais intensidade.

Aumenta a flexibilidade

Essa prática também permite que você experimente maior flexibilidade devido aos exercícios. Ao esticar seus músculos e aumentar sua amplitude de alcance, você consegue “destravar” músculos que acabam por impedir a sua completa mobilidade. O resultado disso é que é mais fácil realizar certas posições com menos esforço e dor.

Melhora a postura

A postura também sente efeitos positivos gerados pelo alongamento, especialmente devido ao fato de se esticar e destravar os músculos.

Esse benefício, inclusive, é muito importante para a prática de atividades físicas em si já que diminui os riscos de que haja uma força sendo exercida de maneira descompensada.

Como fazer?

Fazer o alongamento é nas verdade bem simples, mas precisa ser feito da maneira correta para evitar justamente os danos que você deseja prevenir.

Assim, se for iniciante na prática procure alguém com experiência para te auxiliar ao menos nas primeiras vezes. Também é importante respirar lenta e profundamente e deixar que seus músculos relaxem e se estiquem aos poucos. Pressa não combina com se alongar e pode acabar causando lesões.

Além disso, outra dica é contar com alguém, como um amigo, para te ajudar no alongamento passivo, ou seja, em que seus músculos são empurrados para o objetivo em busca de alongar o corpo. Outra coisa importante é que você não deve exagerar no tempo e nem no esforço para que ele não seja prejudicial.

O alongamento é uma prática importante e indispensável para aquecer seu corpo e prevenir o aparecimento de lesões. Para fazê-lo, deixe seu corpo trabalhar, respire fundo e conte com ajuda profissional para que tudo saia como o esperado.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar