Atividade Física na Adolescência

Praticar exercícios físicos é muito importante para a manutenção do corpo, no entanto deve haver cuidado em relação às quais atividades a pessoa pratica, pois as séries de movimentos variam de acordo com a idade e biótipo de cada um. Hoje falaremos sobre as atividades físicas para adolescentes, algo muito importante, pois os mesmos estão em fase de crescimento e carecem de atenção especial para que não desenvolvam sequelas futuras.

atividade-física-adolescencia

A realização de atividade física na adolescência se faz importante, pois é nesta fase que ocorrem diferentes mudanças corporais, emocionais e até mesmo no comportamento do indivíduo, se tornando este um dos períodos mais importantes da vida de qualquer pessoa. Este é o tempo de transição para a fase adulta, na qual os adolescentes passam a ter maiores responsabilidades, realizar escolhas fundamentais para a sua vida.

Para alguns este é o momento de auto-afirmação, no qual se cria certa rebeldia que resulta em conflitos com os pais. É também, o momento em que os adolescentes sofrem mudanças no corpo devido à presença de hormônios, sendo que os garotos passam a ter pelos no corpo e no rosto, e ainda a voz engrossa. Já as garotas passam a ter formas mais arredondadas, começam a menstruar e têm aumento das mamas, sendo assim é durante esse momento que a prática de atividade física de faz importante.

Com a prática de atividade física neste momento da vida, o adolescente terá maior facilidade para enfrentar os efeitos psicossociais desta fase de transição, sendo que ambos os sexos gastando energia através de exercícios ou prática de esportes, conseguem equilibrar o organismo. Além disso, a atividade física auxilia na socialização, sendo muito importante para o adolescente, pois aumenta a sua auto-estima e também a sua integração.

Durante a prática de exercícios físicos o adolescente procura interagir com pessoas da mesma idade que ele. Além disso, a prática de atividade faz com que muitos adolescentes fiquem cada vez mais longes de possíveis vícios, como cigarro, álcool e drogas, sendo que caso ao adolescente se envolva com alguns destes, o mesmo não conseguirá manter a prática frequente das atividades físicas.

Também ajuda no controle de peso do adolescente, no qual ganha mais massa magra e diminui o nível de colesterol e gordura, já que há aumento ósseo e muscular. Nesta fase o indivíduo geralmente come muito, e quando não existe a prática de atividade física, o adolescente poderá sofrer de obesidade pela falta de queima de calorias.

De acordo com  alguns especialistas, o importante é que o adolescente tenha a atenção voltada para a participação em um circuito, que é indicada por ser mais dinâmica, e tem a capacidade de intercalar exercícios com pesos e exercícios aeróbicos. As práticas de atividade física indicada para os adolescentes são: natação, dança, musculação, esportes coletivos (futebol, basquete, vôlei e outros), artes marciais, corrida, aulas de alongamento e muitas outras.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 do total de 5)
Loading...

One thought on “Atividade Física na Adolescência

Comentar