Atividade física para o controle da hipertensão

prevenir hipertensão

A hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, é muitas vezes considerada uma inimiga muito silenciosa da saúde, sendo uma das maneiras mais prevalecentes dos males cardiovasculares, sendo um dos principais problemas enfrentados no Brasil por pessoas de diferentes idades. Para se ter uma ideia do quanto essa situação é grave, de acordo com pesquisas realizadas pelos órgãos competentes, cerca de 44% da população adulta dos grandes centros urbanos brasileiros sofrem com a hipertensão, e uma boa maneira de controlar esse problema é através da prática de alguma atividade física.

Além disso, esses pacientes precisam fazer uso de medicamento próprios, sendo que a atividade física funciona como um bom suporte para manter a pressão sob controle. A sua eficácia nesses casos é tamanha que em alguns casos, o próprio uso do medicamento chega a ser cancelado, proporcionado uma melhora considerável no bem-estar das pessoas.

Na prática, isso significa que o sedentarismo pode ser considerado um fator de risco quando o assunto é hipertensão, sendo que a prática de alguma atividade física chega a reduzir em até 30% o risco de hipertensão, um número bastante expressivo.

Como a atividade física ajuda no controle da pressão alta

A atividade física é responsável por reduzir a pressão arterial, principalmente no caso dos exercícios aeróbicos. Foi constatado através de estudos clínicos, que essa diminuição fica entre 5 a 7 mmHg em média, sendo que o ideal são aquelas praticadas com maior frequência durante a semana e com maior volume, lembrando sempre que o limite de cada um deve ser respeitado.

Já no caso daquelas pessoas que tem pré-disposição para desenvolver a hipertensão, as atividades físicas aeróbicas regular reduz em até 30% esse risco. De acordo com estudos divulgados recentemente, as atividades físicas são muito eficazes também contra o estresse mental e físico, um dos grandes males da sociedade atual, e responsável pelo desenvolvimento de outras doenças, inclusive a hipertensão.

Em outras palavras, a atividade física praticada regularmente influencia o funcionamento do sistema cardiovascular, desde a prevenção de doenças até o controle naquelas pessoas que já desenvolveram a hipertensão.

Melhores treinamentos para o controle da hipertensão

As pessoas que sofrem com hipertensão precisam de cuidados redobrados na hora de adotar uma rotina de exercícios, visto que o principal objetivo é melhorar essa condição, e não agravá-la. De acordo com especialistas, as atividades aeróbicas com níveis baixos a moderados realizadas por um período de até 60 minutos, de três a cinco vezes por semana, apresentam resultados surpreendentes. Essa regra vale para pessoas de diferentes idades.

A musculação moderada também é uma importante aliada, pois ela acaba por potencializar a ação dos aeróbicos. Logo, essa combinação quando feita de maneira apropriada tende a ser muito benéfica para o corpo como um todo.

É sempre importante lembrar que antes de começar qualquer atividade física, as pessoas que sofrem com a hipertensão precisam é necessário fazer uma bateria de exames, somente dessa maneira será possível indicar quais os melhores exercícios a serem praticados. Recomenda-se também o descanso após cumprir essa rotina.

exercícios diminuir hipertensão

Como prevenir hipertensão com exercícios físicos

Como mencionado anteriormente, a prática de exercícios físicos regularmente não só ajuda a controlar a hipertensão, como também a prevenir esses casos entre aquelas pessoas que sofrem com o problema. Isso ocorre principalmente devido ao fato de haver um controle maior do peso, o que acaba melhorando consideravelmente a saúde e bem-estar das pessoas.

Além disso, o exercício age diretamente nos fatores relacionados a dislipidemias e também com relação as alterações glicêmicas. Tudo isso influencia na prevenção contra a hipertensão. E para garantir que a sua saúde não será comprometida, é importante levar em consideração alguns requisitos básicos:

  • Não fazer nenhum tipo de exercício em jejum.
  • Evitar que o ar fique suspenso durante a realização de qualquer exercício. Além disso, é bom não haver nenhum tipo de contração.
  • Manter sempre o organismo hidratado com a ingestão de bastante líquido.
  • Alongar sempre o corpo, além de fazer um pré-aquecimento, antes de começar a fazer qualquer atividade física.

Apesar de ser um problema sério de saúde, é fundamental que as pessoas saibam adotar algumas práticas importantes no dia a dia, como uma alimentação saudável, e fazer exercícios regularmente, para que somente dessa maneira, seja possível ter uma vida realmente plena e deixar a hipertensão controlada, ou até mesmo evitá-la.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar