Beneficios e cuidados no Crossfit

Crossfit tem como base uma técnica desenvolvida por Greg Glassman, que deu início a sua criação a partir de treinamentos intensos com sprints (intervalos) na polícia americana. Seu foco era realizar um treino físico completo, seguro e eficiente.

crossfit

O treino desenvolvido por Glassman recebeu a colaboração de outros treinadores e se transformou no que conhecemos hoje como Crossfit. Recentemente popularizado no Brasil, o Crossfit é hoje visto como um treinamento de condicionamento físico e força, tradicionalmente utilizado em treinamentos de policias especiais, como já citado, do exército americano e de lutadores profissionais. Foi desenvolvido para trabalhar todo o corpo, levando cada praticante ao seu limite e, finalmente, à superação física.

Colocando desta forma o Crossfit parece um bicho de sete cabeças, algo inimaginável ou inatingível, mas não é bem assim. Lembrando que até na musculação superamos nosso limite diariamente, a diferença é a amplitude e o foco do treinamento no Crossfit. A intensidade do treino nessa modalidade varia de acordo com os objetivos de cada praticante, seja este focado em ganhar força, equilíbrio, definição muscular ou perda de peso.

As aulas são uma combinação das premissas da ginástica olímpica, atletismo e levantamento de peso olímpico. Claro que tudo dentro das capacidades de cada praticante. A fama de exercício completo vem da abordagem do Crossfit, que trabalha as 10 habilidades básicas do corpo humano, são elas: equilíbrio, precisão, velocidade, agilidade, flexibilidade, coordenação, força, potência, resistência cardiovascular e muscular.

Apesar da popularização da modalidade, ainda existem algumas dúvidas básicas em relação a prática, vamos tirar algumas a seguir.

Crossfit causa hipertrofia?

Depende. Como já foi falado, Crossfit é uma técnica que envolve diferentes abordagens, o treino vai ser focado e desenvolvido de acordo com os interesses e limites de cada praticante. Como muitos exercícios no treino de Crossfit envolvem levantamento contínuo de peso e muito uso da força a tendência é de que sim, o treino desenvolva os músculos e te ajude a crescer. Mas quando o assunto são exercícios físicos cada corpo funciona de uma maneira particular, portanto, a melhor solução é sempre ter o acompanhamento de um profissional e o objetivo claro em mente, seja ele a hipertrofia, perda de peso ou condicionamento cárdio e metabólico.

O treino de Crossfit emagrece de verdade?

Assim como no caso da hipertrofia, na perda de massa gorda e ganho de massa magra o assunto é individual. Além dos preceitos básicos que se deve sempre ter uma alimentação saudável e regularidade no treino, a genética também influi na velocidade dos resultados. Um treino potente de Crossfit pode queimar até 800 calorias, mas esse não é um número fixo, ele pode aumentar ou diminuir de acordo com seu metabolismo e a intensidade do seu treino.

Crossfit causa lesões?

Por serem exercícios de alta intensidade é sempre preciso ficar atento aos seus limites para evitar lesões. Não é todo dia que se carrega um pneu de caminhão ou se pratica pular alturas de quase 1 metro. Por isso, é sempre importante ficar atento aos seus próprios limites, buscar manter a postura correta em todos os exercícios (manter o abdômen contraído ajuda a deixar a coluna reta) e sempre ter o auxílio e constante supervisão de um profissional treinado.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar