Calistenia – Conheça essa nova modalidade esportiva!

Na busca pelo corpo torneado, a cada dia são descobertas e redescobertas diferentes técnicas de exercício e manutenção dos músculos. Entre essas técnicas está a Calistenia: o nome pode não ser familiar, mas ela é muito utilizada. Tratam-se de exercícios que utilizam o peso do próprio corpo como carga. Incorporada aos treinos modernos, como o Crossfit, a Calistenia pode te ajudar a conseguir o corpo dos sonhos. Para saber mais e esclarecer dúvidas, continue a ler.

Onde e quem pode praticar

Os exercícios calistênicos podem ser praticados em qualquer lugar que tenha barras que você pode utilizar: Isso inclui sua própria casa, praças, parques, etc. O interessante é que quem pratique já tenha um condicionamento físico razoável, para diminuir a possibilidade de lesões e melhorar ainda mais seus resultados.

calistenia

Como é praticada?

Na Calistenia a maioria dos exercícios é de levantamento do corpo em barras ou flexões de braços nos solos. Esse tipo de exercício, dependendo da forma como é executado, trabalha diferentes grupos de músculos.

Academia x Calistenia

Praticar exercícios calistênicos não entra em conflito com o treino, a não ser que marque ambos para o mesmo horário. Alguns atletas, inclusive, estão abandonando as academias e se concentrando na Calistenia de modo a manter o corpo conquistado, já que existe maior flexibilidade de horários e o fato da Calistenia ser totalmente gratuita.

Exercícios aeróbicos

A prática da Calistenia não envolve exercícios aeróbicos, que mesmo assim não devem ser dispensados por você de maneira alguma. É através deles que se melhora a circulação e evitam-se doenças cardiovasculares, enquanto a Calistenia gera aumento de força e torneamento dos músculos. Já que a Calistenia é praticada geralmente ao ar livre, você pode experimentar correr durante meia hora ou fazer uma caminhada no parque depois dos exercícios calistênicos.

Se interessou? Saiba mais no vídeo a seguir:

Lesões

Só porque é uma modalidade de exercícios diferente dos realizados na academia não quer dizer que é um exercício totalmente livre de lesões. O que mais causa lesões é fazer os exercícios de maneira incorreta, não prestando atenção à postura que deve ser mantida, respirando incorretamente ou forçando demais músculos e articulações. A pressa em realizar os exercícios também é grande inimiga de atletas, então deve sempre se lembrar de realizar tudo com calma e tranquilidade. Por exemplo, se o exercício envolve ficar apoiado sobre os braços com os pés para cima, tome cuidado especial com o posicionamento das articulações e em manter o abdômen contraído, ajudando a manter o equilíbrio.

Cuidados necessários

  • Antes de começar a prática, ainda mais se for se exercitar sozinho, procure consultar um médico para saber se nada te impede de se exercitar dessa maneira;
  • Buscar a ajuda de um profissional de educação física para montar um programa de exercícios é uma boa ideia;
  • Preste bastante atenção em executar os movimentos corretamente para evitar desgaste aos músculos e às articulações;
  • Lembre-se de fazer o repouso adequado entre as sessões calistênicas;
  • Alimente-se de modo equilibrado, dando especial atenção a frutas, verduras e cereais integrais;
  • Respeite as rotinas que estabelecer, mas também preste atenção aos limites do seu próprio corpo.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar