A importância postural na musculação

A musculação é uma das grandes queridinhas para o projeto de verão de muitos por aí. Seus incontáveis benefícios para a saúde e para o corpo estão no topo da lista daqueles que buscam mudar a sua realidade corporal ou obter uma melhora da sua qualidade de vida. No entanto, nem tudo são flores para aqueles que ignoram pontos importantes durante a prática da modalidade, tais como a devida atenção à postura corporal adequada durante a musculação.

Entre os principais danos à saúde causados pela má postura durante a prática, estão as graves lesões osteo musculares, tais como estiramentos, fadigas e lesões tendíneas. O agravamento destas condições podem chegar a casos extremos, como a impossibilidade de executar alguns movimentos do atleta exigindo que este busque cuidados fisioterapêuticos.

E não é apenas à prática dos exercícios que devemos nos ater, durante o momento de repouso e principalmente ao preparar os aparelhos e levar os pesos de uma lado a outro na academia também é fundamental que se mantenha uma consciência postural em alerta.

Para evitar os danos causados pela má postura corporal durante a prática da musculação, primeiro, procure uma academia séria para se matricular e não dispense a ajuda e orientação dos profissionais que lá encontrar. Mesmo os mais experientes podem acabar cometendo deslizes durante a prática da modalidade e, em alguns casos, nem ter o conhecimento do risco que está correndo, o que é bem comum.

Principais erros de postura praticados durante a musculação:

Abdominal: Aproximação do queixo ao peito causando o excesso de força na cervical.

Bíceps: Movimentação do tronco para traz durante o movimento sobrecarregando a lombar.

exercicio-agachamento

Legpress ou agachamento: Permitir que o joelho ultrapasse a linha dos pés, para dentro ou para fora.

legpress

Legpress: Não apoiar totalmente a coluna no aparelho causando o trabalho indevido dos músculos.

 

 

 

 

 

 

 

supino-reto

Supino reto: Não alinhamento da barra na altura dos olhos e movimentação fora da linha da clavícula, podendo prejudicar a articulação dos ombros e seus ligamentos.

elevacao-lateral-halteres

Elevação lateral com halteres: Elevar os braços acima da linha dos ombros prejudicando também a articulação e ligamentos do mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

extencao-joelhoExtensor de joelhos: Movimentar os pés para dentro ou para fora sobrecarregando as articulações do joelho.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar