Índice glicêmico e Carga glicêmica: O que são? Qual é a diferença? Descubra aqui!

Para entender melhor o índice Glicêmico e Carga Glicêmica é necessário saber alguns conceitos. Para todo o funcionamento do corpo humano é necessário que a pessoa tenha ingerido glicemia, ou seja, algum alimento que tenha em sua composição o açúcar.

Na maior parte, este componente glicêmico é encontrado em alimentos classificados como carboidratos, você provavelmente já ouviu falar deles, como é o caso das massas, do arroz, dos pães, das balas, dos cereais e também de alguns frutos.

Todos estes componentes glicêmicos ingeridos vai para a corrente sanguínea e logo é convertido em energia para o corpo.

E agora que você já sabe disso é preciso saber por que o Índice Glicêmico e carga glicêmica são tão importantes. Para isso basta você continuar lendo esse artigo, pois a seguir eu irei falar tudo sobre eles. Confira!

O que é Índice glicêmico?

O índice glicêmico é o indicador da velocidade que o carboidrato presente em determinado alimento tem de chegar na corrente sanguínea, e assim alterar a glicemia.

Sendo assim, alimentos com baixos índices glicêmicos como o feijão, leites e seus derivados, aveia, ervilha, soja entre outros, fazem com que a glicemia mantenha estabilizada por mais tempo, e isso faz com que o aparecimento da fome seja retardado.

Desta forma foram classificados os alimentos em 3 categorias, são elas:

  • Baixo Índice glicêmico: Alimentos que apresentam índice glicêmico menor ou igual a 55.
  • Médio índice glicêmico: Alimentos que apresentam índice glicêmico entre 56 a 69.
  • Alto índice glicêmico: Alimentos que apresentam índice glicêmico maior ou igual a 70.

É importante lembrar que essa tabela de classificação só é válida para alimentos a base de carboidratos, ou seja, que alteram a glicemia.

Alimentos a base de proteínas e gorduras como é o caso do ovo, do azeite, da manteiga e das carnes em geral não entram nessa classificação, pois não alteram a taxa glicêmica.

O que é carga glicêmica?

Agora que você já sabe que o índice glicêmico é a velocidade na qual o carboidrato presente em algum alimento demora para alterar a glicemia na corrente sanguínea, ficou muito fácil entender a carga glicêmica.

A carga glicêmica agora está ligada a quantidade de carboidrato presente naquele alimento, ou seja, quanto maior a quantidade de carboidrato no alimento, maior sua carga glicêmica e assim maior a alteração na glicemia.

Veja abaixo a classificação da carga glicêmica:

  • Carga glicêmica baixa: Alimentos que apresentam valores de 1 a 10.
  • Carga glicêmica média: Alimentos que apresentam valores de 11 a 19.
  • Carga glicêmica alta: Valores que apresentam valores a partir de 20.

É importante entendermos cada tipo de alimento, pois nem sempre um alimento com o índice glicêmico alto irá alterar sua glicemia de forma negativa, por exemplo, a melancia.

A melancia é classificada como um alimento de alto índice glicêmico, porém de baixa carga glicêmica, sob o valor 4, ou seja, uma fatia de melancia não possui a quantidade de carboidrato suficiente para alterar a glicemia.

Para chegar à carga glicêmica é muito fácil, após visualizar o índice glicêmico do alimento a qual deseja saber sua carga na tabela, basta que siga a fórmula:

Carga Glicêmica = índice glicêmico x carboidrato/100.

Também é possível que você encontre algumas tabelas de carga glicêmica prontas na internet, assim você poderá saber qual é a carga glicêmica do alimento desejado sem precisar fazer a conta.

Qual é a diferença entre Índice glicêmico e carga glicêmica?

índice glicêmico e carga glicêmica

Como você pode ter visto, o índice glicêmico e a carga glicêmica são bem distintos, sendo que o índice é o que vai determinar a velocidade que o carboidrato dos alimentos irá alterar a glicemia, enquanto a carga glicêmica é para ajudar a saber a quantidade carboidrato que está presente em cada um dos alimentos ingeridos, e por isso você não deve confundir esses dois.

Além do mais, para que você possa tirar a dúvida sobre o IG e o CG de cada alimento é necessário apenas que você procure por uma tabela pronta, que geralmente é disponibilizada na internet.

Gostou do tema? Leia também o texto sobre Alimentos com Carboidratos!

Ficou alguma dúvida sobre Índice Glicêmico e Carga glicêmica? Deixe um comentário que em seguida nós responderemos você!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar