Leg Press: Saiba aqui os tipos e as melhores formas para seu treino!

leg press

Verão chegando e você quer entrar para academia, mas não entende nada do que faz nos exercícios? Não sabe o que é leg press? Calma que vamos te explicar tudo aqui!

Vida saudável, exercícios físicos e cuidados com o corpo estão mais em alta do que nunca, ainda mais agora que estamos chegando perto do verão, as academias lotam, mas deve-se sempre tomar muito cuidado ao se exercitar nos aparelhos. O leg press é um dos principais aparelhos mais utilizados nos treinos de musculação, são vários os tipos e aqui você vai saber o que é, quais os tipos, quais músculos eles trabalham e como fazer da maneira correta. Esse artigo de hoje é para você, não perca mais tempo e veja tudo isso e muito mais a seguir.

O que é o aparelho leg press?

Quem já é um rato ou rata de academia está acostumado e habituado com os aparelhos, os nomes, funções e os músculos trabalhados em cada um, mas para quem quer começar agora a frequentar uma academia, mudar hábitos alimentares e seguir uma vida saudável com exercícios físicos regulares, fica bem perdido no meio daquele mundo de aparelhos, alguns parecem até de tortura. O artigo de hoje é para você que quer se inteirar sobre os principais aparelhos da academia e chegar lá sem ficar perdido.

Nem todo mundo vai para academia com um personal trainer, que é a pessoa que acompanha seu treino e suas atividades físicas, o personal além de te auxiliar nas atividades e verificar se você está fazendo as séries corretas e evoluindo no treino, ele também pode te explicar sobre todos os aparelhos, mas como nem todo mundo tem o privilégio de ter por perto um personal, você pode e deve tirar suas dúvidas e fazer perguntas ao instrutor da academia, é obrigatório que cada academia tenha um à disposição.

O leg press é um equipamento para exercícios e treino individuais, que exercita seus músculos da perna e glúteos. Você se senta em uma base que parece uma cadeira inclinada e vai apoiar seus pés em uma superfície que ficará acima de você e com a força das pernas você empurrará o peso apropriado para seu treino.

Os músculos trabalhados durante o exercício no leg press (em inglês traduzido é empurrar pernas) são o quadríceps femoral, os glúteos, o tríceps sural (posteriores da perna), os eretores da coluna vertebral (espinha) e os posteriores da coxa.

São vários os jeitos e tipos do leg press, ele pode ser: inclinado, unilateral, sentado e horizontal. Nós vamos explicar os mais importantes para você.

leg press

Leg press inclinado

No exercício do leg press inclinado você estará exercitando principalmente os músculos quadríceps, adutores, glúteos e alguns músculos da panturrilha.

O movimento consiste em você se deitar no equipamento, já carregado com os pesos ideais para seu treino, você vai posicionar seus pés na prancha e fazer força com seus calcanhares para levantar o peso e destravar a máquina, estenda os pés para longe do seu corpo, não esticar tudo de uma vez, mantenha sempre os joelhos levemente flexionados. Se não isso poderá acarretar problemas futuros em sua lombar.

O equipamento leg press é excelente e auxilia muito no treino das pessoas nas academias, mas é um aparelho que ao fazer o treino você deve ser sempre inspecionado pelo seu instrutor, porque se o exercício for feito de forma errada você poderá sobrecarregar outras partes do seu corpo e desenvolver uma lesão grave futura. Tem que tomar sempre muito cuidado e fazer sempre como o instrutor ensinar.

Leg press unilateral

Essa é uma outra modalidade do leg press, dessa forma você movimentará cada hemisfério do seu corpo separadamente. Primeiro você fará o exercício da perna de um lado e depois do outro. Por exemplo: faz 15 repetições na perna direita e depois 15 repetições na perna esquerda.

Estudos comprovam que exercícios unilaterais dão resultados muito melhores, porque a concentração e intensidade são maiores a cada vez.

Os benefícios são muitos como: conquistar mais força, já que você consegue pegar 60% da carga que pegava com o exercício bilateral, fortalecimento dos músculos secundários, maior esforço na área abdominal, maior fôlego e resistência e muito mais.

Leg press horizontal

Nessa modalidade do leg press você ficará sentado de forma reta na cadeira do equipamento, a placa de apoio para seus pés estará na altura do seu quadril, os pés também precisam estar corretamente posicionados no meio da placa, para que quando você empurrar a placa e destravar a máquina faça um ângulo de 90º de flexão. E assim suas pernas farão movimentos de extensão e contração. Fique atento para estar sempre com as costas retas encostada na parede, sem inclinar a cabeça e o pescoço para frente ao empurrar e fazer o movimento.

Prossiga corretamente com os exercícios que em breve você verá os resultados positivos no seu corpo.

Veja também um vídeo dedicado a falar sobre os treinos para pernas:

Para dúvidas e sugestões nos deixe comentários. Até a próxima!

 

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar