Menstruação e academia: Pode malhar no período menstrual? Quais são os melhores exercícios? Dicas!

menstruação e academia

Vamos conversar sobre esse tema que tenho certeza que já intrigou você aí do outro lado… quando chega aquela semaninha “chata” do mês, onde bate aquela vontade de ficar só deitada no sofá, vendo televisão, assistindo um filme, e o que você menos tem vontade é de levantar e ir fazer algum exercício. Não é mesmo?

Tudo parece ser lindo e maravilhoso, mas não é, mesmo com inchaço, dores de cabeça, cólicas dentre vários outros sintomas, a vida e sua rotina não param. É preciso dar continuidade a rotina, e muitas deixam de se exercitar nesse período, ir para academia parece uma missão impossível. Mas pasmem manter uma atividade física nesse período tende a trazer muitos benefícios.

No artigo de hoje eu vou falar um pouco mais sobre a relação entre academia e menstruação e vou dar dicas para manter sua rotina de exercícios mesmo nesse período.

Afinal posso malhar menstruada?

Não só pode como deve! Fazer exercícios enquanto se está menstruada causa uma liberação de hormônios, que tendem a ter efeitos analgésicos, o que pode aliviar as cólicas. Neste período também se tem a liberação do hormônio endorfina que é produzido exclusivamente quando se realiza atividades físicas, e a boa notícia é que ele ajuda na melhora do humor e pode até mesmo amenizar os terríveis sintomas da tensão pré menstrual, a temida “TPM”.

Então mulherada, nada de ficar em casa só comendo e deitada! O que você deve fazer é exatamente o contrário… se arruma, coloca uma roupa confortável, pega o fone de ouvido e bora tirar proveito do que essa fase tem de bom para nos oferecer!

Devo aumentar, diminuir ou manter a intensidades dos exercícios?

Não a restrições neste caso, o que existe são algumas recomendações que podem ajudar algumas mulheres nesse período. Por exemplo, se você no período menstrual tende a ter o fluxo alto, o ideal é que diminua um pouco a carga nos exercícios de força e priorize treinos com series mais longas e pouca carga.

Para as meninas que já tem um fluxo mais baixo, não existe uma recomendação estabelecida. O que costumo dizer sempre é, sinta o seu corpo, se em determinado dia você estiver bem, disposta, sem dores, ótimo siga seu plano de treino normalmente, mas caso em algum dia você acorde ou no decorrer do dia se sinta mais menos disposta, diminua o ritmo, pegue menos peso, realize talvez menos series ou repetições da sua planilha de treino, mas não deixe de continuar o exercício.

academia e menstruação

Qual o melhor exercício para quem deseja se exercitar durante o período menstrual?

Não existe o melhor exercício para esse período, dê prioridade sempre aos exercícios que te tragam aquela sensação de prazer, e que você consiga realizar da melhor forma possível. A minha dica é que você pode fazer de tudo neste período, desde uma modalidade de crossfit a uma simples caminhada, faça o que te deixa mais confortável.

Devo mudar minha alimentação nesse período?

O ideal é diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura, e substituir por alimentos mais leves, mesmo que surja aquela vontade de comer alimentos mais calóricos tente evitar, priorize as frutas, saladas, caldos mais leves, e evite os embutidos.

Algumas dicas que podem te ajudar

  • Alongue-se! O alongamento ajuda aliviar um pouco as dores de cólica.
  • Beba bastante água. Neste período é importante manter bem a hidratação durante o exercício físico.
  • Utilize roupas mais leves e dê prioridade sempre para roupas que te deixam mais confortáveis nesse período.
  • Faça o exercício sempre em horários em que esteja mais disposta.
  • Consuma mais frutas, isso ajuda a diminuir a vontade de comer doces nessa fase.

Espero que tenha conseguido ajudar vocês, até a próxima.

Nayara personal colunista

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar