Perdendo peso com spinning

As aulas aeróbicas em grupo são bem populares nas academias. Principalmente aqueles que buscam a perda de peso, costumam encontrar forte incentivo na turma com estas modalidades. Conversamos com o personal Jonathan Teodoro Oliveira. Formado em Educação Física e instrutor de academia especializado em spinning, step e stilleto. Jonathan contou para a gente um pouco sobre cada modalidade e mais específicamente sobre o spinning. Confira esta conversa na íntegra:

spinning

Você pode falar um pouco sobre as modalidades aeróbicas que dá na academia?
Eu dou aula de spinning, step e stilleto há mais ou menos 3 anos. O stilleto, a dança feita no salto, você trabalha o corpo todo, mas o foco maior é a sensualidade da mulher, coordenação motora, postura. Agora, quem tem como objetivo emagrecer, ter uma resistência física boa, eu indico o spinning, que tem um gasto calórico bem maior em relação às outras aulas, você pode chegar a perder 800 calorias por aula. O step também é indicado para gasto calórico, mas o esforço é menor, a queima pode chegar a 500 calorias.

Qual você considera o mais completo?
Eu indico o spinning porque, como falei, tem mais gasto calórico, você trabalha muito a resistência do corpo e ele age no corpo todo, mais intensamente nos membros inferiores.

Qualquer um pode praticar o spinning?
Qualquer um pode praticar, mas quem já teve lesões ou sente dores no joelho precisam de cuidados especiais. Também se estiver muito acima do peso, chegando a obesidade, é interessante perder um pouco de peso antes. Tanto pela capacidade da bicicleta quanto pelo esforço que é feito nos joelhos. Mas o spinning é para qualquer idade, tendo um professor capacitado na sala de aula que saiba coordenar a turma qualquer um pode praticar.

Qual a instrução você dá para a pessoa que inicia no spinning?
O que sempre passo para quem está começando a primeira aula é a regulagem da altura do banco, que deve estar sempre na altura do quadril. O joelho não pode estar esticado ou flexionado demais, deve estar levemente flexionado quando o praticante está sentado na bicicleta. A distância do banco em relação ao guidom da bicicleta deve ter a mesma distância do tamanho que temos no antebraço, da ponta do mindinho ao cotovelo. A coluna deve estar ereta, o pé sempre em posição plantar, da forma como pisamos, nunca virado com a ponta para baixo, como bailarina. Explico também a importância de seguir seu próprio ritmo, não colocar tanta carga, respeitar seus limites principalmente no início.

Qual a dica você dá para quem quer começar a se exercitar?
Saiba qual o objetivo você quer, se é perda de peso, resistência, hipertrofia. Faça uma avaliação física, é indispensável saber se a pessoa tem algum problema cardíaco, alguma limitação, se toma remédios e outras coisas. Esse ponto é muito importante, qualquer detalhe pode custar muita à saúde. Com isso feito, cuide da alimentação, independente do objetivo, é preciso ter uma alimentação específica. Esses são os primeiros passos para iniciar.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar