Step: Saiba tudo sobre exercício famoso nas academias!

Muito popular desde os anos 90, é impossível frequentar uma academia sem presenciar ao menos uma vez uma aula de Step, onde os alunos ficam subindo e descendo de um aparelho que se assemelha a um degrau. Além de um ótimo exercício que tonifica pernas e glúteos, ele serve para melhorar o sistema cardiorrespiratório e ajuda a perder peso. Aprenda um pouco mais sobre o Step lendo esse artigo.

step

História do step

Criado nos Estados Unidos, o Step foi desenvolvido por uma ex-ginasta chamada Gin Miller. Ela sofreu uma lesão grave nos ligamentos do joelho, e parte de seu tratamento incluía exercícios para fortalecer os membros inferiores na forma de fisioterapia. Grande parte desses exercícios incluía subir e descer de uma caixa de leite, o que levou Gin a levar seu tratamento para as academias como uma forma nova de atividade física. Como a atividade era praticada em escadas reais, mais tarde a Reebok – conhecida marca de tênis esportivos – desenvolveu o equipamento que é utilizado hoje, que se trata de um degrau unitário, chamado “step”, que significa “degrau” e deu o nome a essa divertida atividade. Hoje em dia, Gin Miller é uma professora de aeróbica de sucesso que vende vídeo-aulas e dá aulas em seu pequeno estúdio particular.

Como é feito o exercício

O Step é dividido em diferentes níveis de acordo com a especialização dos praticantes. Geralmente é executado ao som de música alta e fazendo coreografias movimentando as pernas e braços, subindo e descendo do degrau. A esses movimentos podem ser acrescentados pulos e giros, tudo para tornar a atividade mais dinâmica e atraente. Modalidades mais avançadas costumam incluir elementos rítmicos da dança nas rotinas coreografadas.

Step

Áreas trabalhadas

Exatamente por se tratar de um movimento coreografado e ritmado, o Step trabalha o corpo todo, mas dá ênfase aos músculos das coxas, panturrilhas e glúteos. Estudos já colocam o Step como atividade privilegiada em relação às outras, já que tem menores riscos de lesões, se restringindo à contusões e dores nas pernas, que tendem a melhorar conforme o ganho de resistência do praticante. Os estudos se estenderam ainda aos professores da atividade, que por terem que manter a atenção o tempo todo na postura dos alunos e se estes estão realizando a atividade corretamente, também se encontram em excelente forma.

Como acessório essencial para a aula, o banco step deve estar na altura adequada para o participante que for usá-lo. Além disso, deve se lembrar sempre de pisar no degrau apenas com o meio do pé e não a ponta, para haver melhor distribuição do impacto do corpo.

Benefícios

  • Melhora a condição cardiorrespiratória
  • Aumenta a consciência corporal (senso de ritmo, coordenação motora, noção espacial)
  • Aumenta a resistência e força muscular
  • Melhor da postura
  • Gera definição nos membros inferiores e tonifica os braços
  • Promove ossos mais fortes, assim como ligações
  • Estimula a autoestima
  • Gera liberação do estresse
  • Auxilia no emagrecimento com seu grande gasto calórico (600kcal por hora de atividade praticada)

Este artigo foi útil para você? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar