Tontura nos treinos: O que pode ser? Como evitar?

tontura nos treinosFazer atividade física é fundamental para se manter no peso ideal, trazendo benefícios diversos para a saúde e para o bem-estar físico e mental. Porém, saber como se preparar adequadamente para o treino é importante para evitar sintomas de mal-estar durante a atividade física.

Veja, neste artigo, o que pode ser a causa das tonturas nos treinos e como evitar este problema.

Quais as causas das tonturas nos treinos e como evitar?

Para se manter saudável durante a atividade física é importante saber quais as condições ideais para que você possa se exercitar corretamente e sem se sentir mal durante o esforço físico.

Veja, a seguir, algumas das causas das tonturas nos treinos e como evitar este tipo de problema:

Treinar em jejum:

Algumas pessoas acreditam que não comer antes do treinos possa ajudar a reduzir peso e acabam optando por treinar em jejum. Muitas questões estão envolvidas no processo de utilização de energia pelo corpo durante o treino.

Ao realizar alguma atividade física, seu corpo precisará gastar energia para manter aquele esforço por um determinado tempo. No início de qualquer exercício, o corpo precisa de fontes de energias rápidas, provindas dos carboidratos, para que possa funcionar corretamente.

Somente após algum tempo, é que seu metabolismo passará a usar as reservas de gordura para obter energia. Logo, se você estiver em jejum, o metabolismo tentará utilizar a pouca glicose que estiver disponível na corrente sanguínea e nas células, causando um quadro de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e de tontura.

Faça uma pequena refeição com alimentos leves 30 minutos antes de treinar. Coma frutas ou castanhas, podendo acrescentar outras fontes saudáveis como o pão integral ou o iogurte, ajudando o corpo na busca pela energia para o esforço físico;

Treinar em períodos de calor:

No período do verão, principalmente, as pessoas apresentam maior motivação para treinar e fazer uma atividade física. O problema desta época do ano é que os dias são muito mais quentes, trazendo desconforto físico para muitas pessoas.

Se você treinar em algum dia ou período de muito calor ou mesmo em locais que sejam pouco ventilados, a alta temperatura provoca a queda da pressão arterial e poderá causar tontura.

Escolha os horários menos quentes do período da manhã ou a partir do final da tarde, além de sempre procurar treinar em ambientes com ventilação adequada;

Não se hidratar corretamente durante o treino:

Durante o treino, há um aumento da temperatura corporal com a ativação do metabolismo e o corpo passa a transpirar mais na tentativa de fazer este equilíbrio de temperatura. Se não houver uma hidratação adequada, com o aumento do suor, haverá uma queda na pressão arterial e isto irá causar a tontura.

Portanto, hidratar é fundamental para garantir a reposição de líquidos e de sais minerais perdidos durante a atividade física. Recomenda-se a quantidade de pelo menos 35 mL de água por quilo de peso durante o dia, mas, ao treinar, procure melhorar sua hidratação antes, durante e depois.

Você poderá também optar pelo uso de bebidas isotônicas que estimulam uma maior e mais rápida hidratação, pois estas contêm eletrólitos.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar