Treinar menstruada faz mal? Descubra agora se é mito ou verdade

treinar menstruada

Um dos principais questionamentos das mulheres é o fato se elas devem ou não treinar menstruada. Vale lembrar que de acordo com pesquisas cientificas, os treinos não só aliviam o estresse, como também ajudam a diminuir as cólicas menstruais.

Os principais sintomas que as mulheres sentem ao menstruarem são cólicas, dores nas pernas e até nas costas, tudo vai depender da intensidade com que esses sintomas aparecem em cada uma. E com todos esses sintomas juntos, muitas vezes ir à academia ou realizar alguma atividade física parece ser algo quase que impensável. Mas, fazer um esforço extra pode ser muito benéfico no alívio desses sintomas.

Treinar menstruada faz bem

A resposta para essa pergunta é que treinar menstruada faz bem, e os benefícios são os mais variados possíveis, sendo necessário apenas tomar alguns cuidados importantes. Por exemplo, mulheres que costumam ter um fluxo mais intenso muitas vezes precisam aguardar um dia ou dois para a sua diminuição, a fim de evitar “acidentes” durante os treinos, que no caso seria o vazamento. Já aquelas com fluxo menos intenso, podem continuar seguindo a sua rotina normalmente. Vale lembrar que absorventes internos, externos e coletores são totalmente permitidos.

Muitas vezes, existem casos de mulheres que não possuem nenhum sintoma típico da menstruação, e que mantêm a sua rotina de exercícios inalteradas, sem apresentar qualquer tipo de problema.

Entre os benefícios do treino para as mulheres menstruadas está a amenização das cólicas e dores de cabeça, sendo que a corrida acaba sendo um ótimo recurso. A atividade física aeróbica acaba liberando endorfina no organismo, melhorando a retenção de líquidos durante esse período, ajudando a minimizar todos os outros sintomas.

Mas um ponto importante é a intensidade, o ideal é diminuir um pouco o ritmo durante esse período, para que o treino seja realmente eficaz, por exemplo:

  • Evite corridas muito pesadas;
  • Evite a ingestão de café.
  • Evite alimentos com muito sal e também álcool.

treino feminino

Como treinar menstruada

Para saber como treinar menstruada de maneira mais efetiva é fundamental entender todas as fases desse processo, entre o terceiro e quinto dia a mulher está na fase folicular, já entre o nono e décimo dia a fase muda para ovulatória, e entre o 17º e 21º dia a mulher entra na fase lútea.

Com essas informações, é possível montar um treino muito mais eficiente, de acordo com estudos, na fase lútea o desempenho é muito pouco atingido por essas questões hormonais, sendo que durante essa fase e na folicular não há problemas em se investir em treinos mais intensos. Já na fase ovulatória, por questões hormonais e fisiológicas, o ideal é diminuir um pouco mais essa intensidade, pois esse é um período considerado transitório.

Não há uma regra fechada, ou seja, cada caso é um caso e precisa ser analisado com cuidado, visto que o organismo de cada mulher tende a ser diferente, e reagir de maneira diferente a esse período.

Treinar menstruada atrapalha o rendimento

O rendimento do treino durante a menstruação também é influenciado pela fase em que a mulher se encontra, profissionais costumam afirmar que o ideal é que as mulheres menstruadas optem por treinos regenerativos durante esse período, o que não causa nenhum tipo de problema ao seu desempenho.

Na fase folicular existe um aumento progressivo de estrogênio do organismo feminino, porém, a sua presença ainda é considerada baixa, sendo que ele é um dos hormônios que regulam o comportamento das mulheres, e está ligado a serotonina que por sua vez é o responsável por regular o sono, apetite e também humor. Por todas essas razões, o ânimo para o treino costuma ser muito baixo, sendo mais recomendado investir em exercícios leves.

No período após seis dias, o nível de estrogênio tende a ser maior, esse é o momento ideal para investir em pesos mais intensos e pesados, todas as atividades poderão ser feitas em seu nível máximo, sempre respeitando o limite de cada mulher.

Na fase ovulatória também é conveniente diminuir o ritmo de treino, mas nada muito brusco, apenas como uma medida de segurança. Ou seja, de uma maneira geral, a menstruação não atrapalha o rendimento dos treinos, sendo necessário apenas levar em consideração alguns pontos importantes.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

One thought on “Treinar menstruada faz mal? Descubra agora se é mito ou verdade

Comentar