Açúcar demerara: O que é? Quais são os benefícios? E as calorias? Vale a pena?

Açúcar demerara

Para aqueles que se preocupam com a saúde e também não abrem mão do açúcar, o uso do açúcar demerara pode ser uma boa alternativa e uma atitude saudável. Originário da Guiana, mais especificamente de uma colônia chamada Demerara, o açúcar atualmente é produzido na maior parte do mundo.

Para ajudar você a entender melhor o que é realmente esse açúcar e seus benefícios, assim como a quantidade indicada, elaboramos esse artigo. Nele, você verá também quais as principais diferenças do demerara quando comparado ao açúcar mascavo. Confira:

O que é açúcar demerara?

O demerara é um açúcar de cor marrom claro, parcialmente refinado e é produzido a partir da cana de açúcar. Contudo, há diferença na sua produção quando comparado a versão refinada, que mais faz mal a saúde. Ele é produzido extraindo da primeira cristalização natural do extrato de cana de açúcar, e dessa forma, o torna mais natural.

Quais são os benefícios?

O principal benefício do açúcar demerara diz respeito ao seu processo de fabricação que é o menos refinado possível. Açúcares refinados são conhecidos pelos seus diversos males a saúde como obesidade, osteoporose, doenças do coração e até mesmo câncer, dentre outros.

Em outra mão, o açúcar demerara mantém as características benéficas de fornecer os mesmos nutrientes presentes na cana de açúcar no seu estado natural. A cana de açúcar contém ferro, cálcio, potássio, sódio, magnésio e cloro. Além de, vitaminas do complexo B e C, flavonoides, ácidos graxos e proteínas.

Além, como benefícios do demerara, temos o sabor que lembra o do melaço. Por isso, ele é muito utilizado na culinária em sobremesas e para ajudar a dourar assados. Como outro benefício, temos a textura do produto que se mantém mesmo quando cozidos. Isso ajuda a conferir uma textura granulada e tornam pães doces mais atrativos, por exemplo.

Açúcar

Qual a quantidade indicada de açúcar demerara?

É importante ter em mente que essa versão mais crua do açúcar, apesar de ser mais saudável, não deve ser consumida em excesso. A quantidade indicada do demerara segue a recomendação aplicadas a versão refinada, que hoje já considerado um produto químico devido aos seus males e processo de refinamento.

Normalmente os nutricionistas recomendam que a sua dieta não ultrapasse a quantidade de 10% de açucares quando considerado toda a sua alimentação diária, considerando uma dieta de 2000 calorias. Portanto, são no máximo 200 calorias de açúcares e que pode ser representada por 2 colheres de sopa.

Engorda?

Apesar de se mais saudável, o açúcar demerara engorda como outro açúcar qualquer. Portanto, é preciso sempre tentar diminuir a quantidade consumida, principalmente por aqueles que estão passando por algum tipo de dieta e tenha o intuito de emagrecer.

Uma pequena diferença na quantidade de calorias pode ser observada quando comparado o demerara com o refinado. Normalmente o demerara possui 10% menos calorias por grama.

Demerara

Onde comprar açúcar demerara?

Atualmente, o produto pode ser encontrado facilmente nas grandes redes de supermercados e em lojas de produtos naturais. Além disso, também é possível comprar o açúcar demorara online.

O pacote de 1kg do produto pode ser encontrado pelo preço médio de R$ 7,00. Até mesmo marcas famosas de açúcares, já possuem no seu portfólio de produtos a versão mais natural, o demerara.

Açúcar demerara ou mascavo?

O mascavo também é uma opção mais saudável de açúcar, contudo a sua produção é mais grosseira. No mascavo o sabor do melaço é observado de maneira muito mais intensa do que no demerara. Além disso, a sua textura costuma ser mais úmida e dessa forma, ele é mais indicado quando o sabor do melaço não é um problema e também em preparações onde esse gosto seja uma intenção.

Quando comparado com o açúcar mascavo, o demerara apresenta uma textura mais “refinada” e é mais indicado para aqueles que não querem um sabor muito diferente do açúcar branco tradicional.

Seja qual for a sua escolha na hora de adoçar a sua vida, sempre evite usar açucares refinados. Quanto mais refinado, mais mal o açúcar faz. Uma alternativa a todos eles, não mais saudável, contudo menos maléfica do que o açúcar refinado, é o uso do açúcar cristal. Nele, a presença de produtos químicos é um pouco menor.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar