Alimentos antioxidantes: Saiba quais são para incluir na sua dieta HOJE MESMO!

alimentos antioxidantes

Os alimentos antioxidantes são de extrema importância para o organismo, pois combatem os radicais livres que contribuem para o envelhecimento das células e ajudam na prevenção de doenças como o câncer. Por isso, eles são importantes para evitar o envelhecimento precoce e o controle de doenças.

Os antioxidantes podem ser consumidos em diversas formas, a principal fonte são os alimentos naturais, mas também podem ser consumidos através de suplementos de vitaminas e minerais e serem absorvidos pela pele por meio de cremes anti-idade.

Os alimentos são a melhor fonte de antioxidantes, por isso, dar preferência para alimentos naturais é a melhor maneira de consumir a quantidade de antioxidantes necessária para o organismo. Uma alimentação rica em vegetais e frutas irá te oferecer a quantidade de antioxidantes ideal para prevenir doenças e evitar o envelhecimento precoce.

Listas de alimentos antioxidantes

Veja quais são os alimentos que não podem faltar em sua dieta. Fizemos uma lista que vai te ajudar a escolher os melhores alimentos.

Frutas cítricas

Para começar a lista de alimentos antioxidantes, temos as frutas cítricas. Limão, laranja, lima, tangerina, todas as frutas da família são ricas em antioxidantes, além disso, elas são ricas em vitamina C e bioflavonoides, que fortalecem as veias e aumentam a microcirculação.

Alimentos antioxidantes

Frutas vermelhas

Especialmente framboesas e morangos, contêm ácido elágico, outro fitoquímico que pode ajudar a proteger contra agentes cancerígenos na dieta.

As frutas vermelhas devem ser consumidas diariamente combinadas na alimentação ao longo do dia.

Alimentos antioxidantesNozes e Castanhas

As nozes são um dos alimentos mais ricos do planeta. Elas oferecem uma boa dose de gorduras “saudáveis”, juntamente com uma quantidade menor de carboidratos.

Cada tipo oferece um perfil exclusivo de minerais, fitoquímicos e tipos de gordura. As castanhas são ricas em omega-3, além do mais, elas são ricas em selênio.

Alimentos antioxidantes

Espinafre

O espinafre é rico em nutrientes que ajudam a combater doenças, incluindo vitaminas C, E e A, e cálcio. Ele também é carregado com magnésio e potássio.

Precisa de outro motivo para comer espinafre? Eles estão repletos de fitoquímicos antioxidantes, como o kaempferol, que podem ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e podem ter propriedades de combate ao câncer.

Alimentos antioxidantes

Chá

Com apenas um gole de chá, você obtém dois potentes fitoquímicos, antocianinas e pro antocianinas. Ambos são antioxidantes que ajudam a combater a inflamação. E isso é apenas o começo.

O chá verde, em particular, contribui com muitos outros fitoquímicos protetores. O catequina epigalocatequina galato (EGCG), que é especialmente abundante no chá verde, é um antioxidante particularmente potente.

Se você é sensível a pequenas quantidades de cafeína, procure as opções de chá descafeinado.

Alimentos antioxidantes

Que tal saber os benefícios do Chá de folha de tamarino? Clique aqui e saiba o que ele pode fazer pela sua saúde!

Peixes

Os peixes são fonte ricas de ômega-3. Segundo pesquisas, o ômega-3, particularmente aqueles provenientes de peixes, podem ajudar a prevenir doenças inflamatórias, como doenças cardíacas coronárias. Embora todos os peixes tenham  omega-3, as maiores fonte são sardinhas, salmão, ostras e atum.

O peixe também oferece um nutriente essencial que é difícil de encontrar nos alimentos: vitamina D.

É recomendado que se consuma peixe pelo menos 2 vezes por semana.

Alimentos antioxidantes

Grãos em geral

Incluir grãos na dieta pode melhorar significativamente sua saúde, prefira os grãos integrais. Por exemplo, coma pão integral em vez de pão branco, arroz selvagem ou marrom em vez de arroz branco, macarrão integral em vez de macarrão de trigo.

Algumas pesquisas mostraram que as pessoas que comem pelo menos uma porção de grãos inteiros ao dia, correm menos risco de sofrer de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Grãos integrais fornecem zinco e selênio, além de fitoquímicos pensados para ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer.

Alimentos antioxidantes

Feijão

O feijão é um dos melhores alimentos da atividade antioxidante. Ele oferece um incrível pacote de nutrientes, incluindo muitas vitaminas e minerais. Além disso, o feijão oferece vitamina C, cálcio, zinco e selênio. Lentilhas e ervilhas são ricas em folato e zinco.

Feijão preto e feijão  branco também oferecem uma boa quantidade de folato.

Alimentos antioxidantes

Uvas

As uvas, especialmente de cor escura, são carregadas de fitoquímicos, antioxidantes que podem ajudar a proteger contra câncer e doenças cardíacas.

Dois desses fitoquímicos, antocianinas e proantocianidina, são especialmente bons para o seu sistema imunológico. As uvas também contêm vitamina C e selênio.

Alimentos antioxidantes

Amora

Pesquisas recentes sugerem que as amoras podem ajudar a proteger as células de danos e inflamações.As amoras contêm muitas das vitaminas e minerais conhecidos por fortalecerem o sistema imunológico, juntamente com fitoquímicos, que são fundamentais para proteger o organismo contra câncer e doenças cardíacas.

Alimentos antioxidantes

E ai gostou do texto sobre alimentos antioxidantes? Deixe seu comentário!

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar