Alimentos com vitamina D: 7 alimentos para você incluir no seu dia a dia!

 

Você sabe quais são os alimentos com vitamina D? Na próxima vez que você tomar um banho de sol lembre se da vitamina D, essa vitamina é produzida naturalmente pelo nosso organismo em resposta ao contato com os raios do sol e afeta positivamente mais de dois mil genes no seu corpo.

Apesar de o seu organismo produzir essa vitamina entrando em contato com o sol, essa pode não ser quantidade diária necessária para o bom funcionamento do corpo.

Com isso você deve buscar alternativas alimentares que vão suprir essa deficiência de vitamina D. E é justamente isso que vamos falar nesse texto. Quer saber quais são os alimentos? Então vamos conferir!

Benefícios da Vitamina D

A vitamina D comprovadamente traz diversos benefícios ao corpo, sendo uma das vitaminas mais importantes em nosso organismo, alguns benefícios trazidos pela vitamina D são;

  • Combater a gripe
  • Reduzir a depressão
  • Ajudar na perda de peso
  • Reduzir o risco de diabetes
  • Prevenir o câncer

Alimentos com vitamina D

Abaixo segue uma lista de 7 alimentos que são ricos em vitamina D e que você deve adicionar a sua alimentação diária. Alimentos com vitamina D são essenciais para o nosso corpo.

Peixes gordos

Peixes ricos em gordura podem ser uma opção quando se deseja aumentar a quantidade de vitamina D na alimentação. Algumas opções de peixes ricos em gordura são salmões, atuns e truta.

Além de fornecer vitamina D, os peixes ricos em gordura também são fonte de ômega 3, que melhora a saúde do coração.

Cogumelos

Assim como nós humanos, os cogumelos também possuem a capacidade de produzir vitamina D quando expostos ao sol, porém alguns tipos de cogumelos crescem sem ter contato com o sol e isso não confere a ele a característica de possuir vitamina D.

Por isso deve se escolher tipos de cogumelos que cresçam em contato com o sol, como é o caso do cogumelo Portobello, que é rico em vitamina D.

alimentos com vitamina d

Leite

A maior parte do leite produzido no Brasil é fortificado com vitamina D, essa vitamina pode ser encontrada em maior quantidade em leites desnatados.

Quando for comprar leite lembre-se de dar preferência àqueles que são fortificados com vitamina D, é uma forma econômica e saudável de consumir essa vitamina.

 Sardinhas enlatadas

A sardinha enlatada além de ser muito saborosa, é uma fonte abundante de vitamina D. Adicione sardinhas enlatadas a sua dieta e você irá logo sentir os benefícios do consumo desse alimento.

Cada lata de sardinha oferece 250 UI de vitamina D, sendo o consumo diário recomendado de 1000 – 4000 UI.  Ou seja, a cada lata de sardinhas você irá consumir 25% da sua necessidade diária de vitamina D.

alimentos com vitamina d

Ovos

Ovos são versáteis e o seu consumo pode ser adicionado facilmente à alimentação diária. Além de ser um alimento altamente nutritivo, o ovo é rico em vitamina D.

Para o melhor aproveitamento da vitamina D presente no ovo, o recomendável é que se consuma ele cozido. Um ovo fornece 20% da quantidade de vitamina D necessária por dia.

alimentos com vitamina d

Camarões

Camarões são uma delicia, não é mesmo? E adicionar-los a alimentação não é nenhum grande sacrifício, a não ser pelo preço. O camarão comprovadamente é rico em vitamina D e o seu consumo é altamente recomendável para aqueles que desejam aumentar o consumo dessa vitamina.

Dê preferência aos camarões frescos, pois possuem maior concentração desse nutriente.

alimentos com vitamina d

Bebidas fortificadas

É prática comum das indústrias a fortificação de bebidas com vitamina D, por isso a próxima vez que for ao supermercado verifique no rotulo das bebidas a adição de vitamina D.

Optando por essas bebidas, você já vai ter grande parte do consumo necessário diário, sanado.

Você pode encontrar sucos, laticínios e refrigerantes fortificados com vitamina D.

Se expondo um pouco ao sol durante o dia e complementando a sua alimentação com alimentos ricos em vitamina D, conseguir suprir as necessidades diárias dessa vitamina não vai ser muito difícil.

Para tanto é preciso de além da exposição ao sol e consumo correto de alimentos, que se leve uma vida saudável.

Hábitos para produzir vitamina D

Alguns hábitos podem levar o seu organismo a produzir menos vitamina D e alguns deles são;

  • Permanecer por muito tempo em áreas muito poluídas.
  • Fazer uso constante de protetores solares.
  • Gastar muito tempo em ambientes internos, não entrando em contato com a luz durante o dia.
  • Viver em cidades com prédios muito altos que fazem o bloqueio da luz do sol.

Por fim, se você acha que manter uma alimentação que supra suas necessidades diárias de vitamina D é muito difícil, você pode optar por tomar algum suplemento vitamínico que supra suas necessidades diárias.

Que tal melhorar sua saúde e a quantidade de vitamina em seu organismo? Para saber como clique no texto sobre Lavitan Mulher!

Gostou do texto sobre alimentos com vitamina D? Você acha que supre as necessidades diárias de vitaminas D? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar