Alimentos energéticos: Descubra quais são e como você deve consumí-los!

Alimentos energéticos

Existem diversos tipos diferentes de produtos, substâncias, comidas e suplementos que você deve se alimentar diariamente. Entre os mais importantes para quem pratica atividade física são os chamados alimentos energéticos que auxiliam no ganho de massa muscular e na energia na hora de fazer os exercícios.

Nos tópicos a seguir você vai ter todas as informações a respeito desses chamados alimentos energéticos. Quais são eles, as diferenças de uns para outros, em que momento devem ser ingeridos, entre outras respostas às suas perguntas. Veja!

O que são?

Alimentos energéticos são comidas que aumentam o nível de energia do seu corpo, fazem o seu metabolismo funcionar rapidamente e aceleram o trabalho de todo o organismo.

Eles servem para que você consiga realizar todas as atividades do dia a dia com tranquilidade, sem aquela sensação de cansaço, fadiga e preguiça. Existem diversos tipos de alimentos que são energéticos, uns mais saudáveis e outros nem tanto.

O chocolate, por exemplo, é um excelente enérgico, porém, ele pode engordar e trazer outros males para a sua saúde. Por isso, no lugar dele, existem as famosas fibras que são os cereais, aveia, granola, que são super saudáveis e bem energéticas também.

alimentos energéticos

Conheça todos os benefícios da pimenta caiena!

Alimentos energéticos naturais

Todos os alimentos energéticos são conseguidos de forma natural. Só se você quiser tomar um hipercalórico ou outro tipo de suplemento que aumente o seu nível de energia que vai deixar o natural de lado.

Mas é possível conseguir essa energia por meio de alimentos que produzem carboidratos e gorduras boas. É o caso dos cerais que já foram ditos neste texto, leite, iogurte, queijo, batata, feijão, milho, soja, tudo isso gera bastante energia para o corpo humano.

Reguladores e construtores

Os alimentos energéticos passam por diversas subdivisões, as mais conhecidas são as que os chamam de reguladores ou construtores.

Os alimentos reguladores, como o próprio nome diz, regulam o organismo, mantém ele equilibrado e funcionando corretamente. Alguns deles são cenoura, tomate, alface, couve, morango, laranja e uva.

Já os alimentos construtores são os ricos em proteínas e que geram massa muscular, além de ajudar em lesões, cirurgias e recuperações diversas. As proteínas estão, principalmente, nas carnes, nos ovos, no leite, mas também estão no amendoim, no feijão, na soja, sementes de linhaça e de gergelim.

alimentos energéticos

Veja os segredos e benefícios do Açaí…

Alimentos energéticos que não engordam

Os alimentos energéticos, em sua maioria, podem causar sim o aumento de peso. Por isso, o ideal é pesquisar bem e escolher os melhores.

Para você ter energia em um treino, não ganhar peso com isso e conseguir ter resultados para um corpo definido e forte, a dica é consumir bastante cereal, fibra, como a aveia, a linhaça, o centeio, a cevada.

Você também pode consumir legumes que geram energia, mas não aumentam o índice de massa gorda da pessoa. É o caso da famosa batata-doce e também do inhame.

Peixes diversos, filé de peito de frango grelhado e ovo cozido também são excelentes alimentos energéticos para quem não quer engordar.

alimentos energéticos

O que comer antes do treino?

É preciso que você tenha uma alimentação completamente equilibrada, inclusive para conseguir chegar aos resultados esperados com saúde e bem-estar.

Os alimentos energéticos são essenciais para o pré-treino. Você pode tomar um iogurte com granola, por exemplo, ou uma banana com aveia que vai cair super bem e te dar força para fazer o exercício de alta intensidade.

A batata-doce, a tapioca com um recheio light e o açaí também são boas opções de alimentos energéticos para o pré-treino.

E no Pós-treino?

No caso do pós-treino, invista em fibras e alimentos que sejam mais facilmente diferidos. Um ovo cozido ou mexido, um suco de fruta cítrica, água de coco, legumes crus, frutas diversas são excelentes opções para essa etapa do seu dia a dia.

Alimentos energéticos para o café da manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, por isso ela precisa ser bem balanceada e com todos os tipos de alimentos possíveis. Na questão dos energéticos, você pode comer um queijo, ou tomar um leite, comer algum cereal com fruta e um ovo cozido que fica tudo muito bom.

Seus benefícios

O principal benefício dos alimentos energéticos é, exatamente, transformar comida em energia dentro do próprio corpo. Isso vai fazer com que todo o seu organismo funcione corretamente, você perca peso, ganhe massa magra, isso, claro, se fizer exercícios físicos regulares e diários.

alimentos energéticos

Exemplos desses alimentos

Os principais exemplos de alimentos energéticos são os cereais, as frutas e alguns legumes como batata-doce e o inhame. Salmão, sardinha, ovo cozido, peito de frango também tem um forte poder energético.

Conheça também alguns alimentos que aceleram o metabolismo!

Se tiver ainda alguma dúvida sobre os alimentos energéticos, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar