Alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos são aqueles cultivados sem o uso de agrotóxicos ou outros produtos sintéticos, e busca o manejo dos recursos naturais de forma harmoniosa, garantindo a saúde não só de quem os consome, mas também de todo o ambiente. Dessa maneira, tem-se um plantio e cultivo saudável, que não agride o solo e fornece um produto rico em nutrientes sem causar qualquer dano à saúde dos consumidores.

Esse termo provém da Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos: auto sustentação da propriedade agrícola no tempo e espaço, maximização dos benefícios sociais para o agricultor, minimização da dependência de energias não renováveis na produção, oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

alimentos orgânicos

Quais alimentos são esses?

Os alimentos orgânicos são bem amplos, podendo variar de frutas, legumes e verduras, óleos e vinhos, até as carnes e ovos totalmente livres de toxinas. Na agricultura orgânica, o combate de pragas e fertilização do solo é feito apenas com sistemas naturais de plantio, deixando o alimento mais saboroso.

Já na produção de carne e ovo orgânico, os animais são criados sem a aplicação de antibióticos, hormônios ou anabolizantes. Esses produtos podem provocar doenças em humanos quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Prós e contras dos alimentos orgânicos

Vantagens

  • São alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

  • São mais saborosos;

  • O cultivo respeita o meio ambiente, evita a contaminação de solo, água e vegetação;

  • A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagens

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, por serem produzidos em menor escala e com custo de produção bem elevado.

Brasil e os orgânicos

O Brasil, por possuir diferentes tipos de solo e clima, uma biodiversidade incrível aliada a uma grande diversidade cultural, é sem dúvida um dos países com maior potencial para o crescimento da produção orgânica. Na contramão dessa afirmação, infelizmente, ele está quase no topo do ranking dos países com maior uso de agrotóxicos no mundo todo.

Ainda sim, é um país que se produz alimento orgânico, com destaque para os principais produzidos aqui, como a cana, soja, cacau, gengibre, guaraná, manga, morango, pêssego, tomate e uva. Para adquirir produtos orgânicos basta que o produto tenha um certificado de procedência na embalagem.

Vale ressaltar que, apesar de não conterem produtos químicos, os alimentos orgânicos também devem ser submetidos à higienização, pois podem contrair vírus e outros.

Dica

Que tal começar a inserir os orgânicos no seu dia-a-dia? Comece aos poucos, a substituir as opções convencionais pelas orgânicas, como frutas, cookies orgânicos, grãos como arroz, soja ou feijão, entre outros. Você vai ver como sua saúde vai melhorar, as idas às farmácias vão diminuir consideravelmente e além de fazer te fazer bem, você ajuda a manter o meio ambiente limpo, saudável e vivo.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar