Alimentos para a memória

Hoje em dia, com a rotina movimentada em que vivemos, fica cada vez mais difícil guardar as tarefas, nomes, rostos ou datas importantes. Nossa memória, como nosso cérebro, necessitam não só atividades rotineiras, para mantê-los ativos, mas também de uma alimentação correta. Além do avanço da idade, do cansaço e do estresse, uma alimentação deficiente pode influenciar nos esquecimentos do dia a dia.

alimentos para a memória

Ômega 3 para uma boa memória e concentração

Segundo especialistas, um dos nutrientes necessários para um cérebro mais ativo e uma memória de elefante é o ômega 3. Ele pode ser encontrado em abundância nos peixes em geral, como sardinha, salmão, entre outros. Há também alimentos que contêm tanto o ômega 3, quanto a fisetina, nutriente que tem influência direta para uma boa função cognitiva e redução do esquecimento, como morango, tomate, uva e as frutas vermelhas.

Outros alimentos também ajudam no combate à amnésia, como a quinoa, que ainda possui proteína, ferro, cálcio, vitamina B e ácido graxo ômega 3. Tem-se também a linhaça – forte aliada ao emagrecimento, aliás. A chia, semente típica do México com o dobro de ômega 3 em comparação à linhaça e contém fibra, cálcio e ferro. Os chás verde, branco e vermelho são fontes de flavonoides, que ajudam no desenvolvimento e recuperação da memória.

A carne de fígado possui vitamina B12, indispensável para a formação do sangue e influencia para uma memória sem lapsos. E, o mais conhecido, o ovo, que é comprovada que auxilia para uma boa saúde mental, melhor aprendizado e memória eficaz. Ele traz uma substância, a colina que além de ajudar no combate ao esquecimento, é positiva para a saúde dos olhos e, junto a ela, o ovo traz o ácido fólico, que atua no combate à anemia, na prevenção de doenças cardiovasculares e do mal de Alzheimer.

Outras dicas

Para garantir que durante uma prova não vai dar aquele “branco”, ou que durante um trabalho, você não se distraia e perca a concentração, é preciso que se alimente de forma equilibrada.

Faça refeições que contenham alimentos ricos em ômega 3, associados a nutrientes que ajudam no bom funcionamento cerebral e sempre beba bastante água. Além disso, não deixe de exercitar seu corpo! Faça atividades físicas sempre que conseguir, como caminhadas, danças, natação, enfim, encontre uma que lhe dará prazer e te ajudará a manter uma vida saudável.

Essas práticas em conjunto garantem a você uma vida livre de doenças, boa memória e uma concentração de ferro. Pratique saúde, coma bem e se exercite!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar