Alimentos para anemia: Veja a lista com os melhores!

Nem todos sabem, mas alguns problemas de saúde podem ser facilmente controlados e tratados apenas como uma boa reforma na alimentação. Um desses problemas em que os alimentos são peça chave para a recuperação é a anemia. Como causa mais comum, a anemia acontece pelos baixos níveis de ferro. Por isso é de extrema importância a procura por alimentos que devolvam ao corpo o ferro perdido e além disso que sejam ricos em vitamina B12, ácido fólico e vitamina C. Você conhece os alimentos para anemia? Não? Então confira uma lista de ótimos alimentos para tratar e evitar esse problema de saúde.

Alimentos para anemia

Pega a caneta e o papel e já começa a fazer a lista do mercado para mandar a anemia bem para longe!

Carne Vermelha

A carne de cada dia é uma ótima fonte de ferro e vitamina B12 e por isso está na lista de alimentos para anemia. Prefira as carnes vermelhas e partes como: coração, rins e fígados que são as que mais possuem teor de ferro. Coloque no seu cardápio a carne vermelha pelo menos por 3 vezes na semana, se possível no cardápio diário. No preparo, opte por cozir, grelhar ou ensopar.

Alimentos para anemia carne vermelha

Peixes

Além das carnes vermelhas, os peixes também são ótimas fontes de ferro. Poucas pessoas têm o costume, mas tente colocar peixes (principalmente salmão, atum) e frutos do mar (mexilhões e ostras) na sua dieta em pelo menos três vezes da semana. É possível variar bastante o cardápio, preparando-os assados ou cozidos (evite fritura) de forma deliciosa.

Alimentos para anemia peixe

Ovos

As proteínas e antioxidantes presentes nos ovos também podem ser benéficas no combate à anemia. Você pode consumir todos os dias e prefira nas formas mais saudáveis como omelete, cozido ou mexido.

 

Espinafre

Rico em cálcio, vitaminas A, B9, E e C, ferro, betacaroteno e fibras, o espinafre com certeza deve ser um dos alimentos mais ingeridos por quem tem anemia. Consuma em variadas formas como: em saladas, refogado, recheio de tortas, sopas etc.

alimentos para anemia espinafre

Beterraba

Outro alimento para anemia muito eficaz é a beterraba. Além de ter um alto teor de ferro, ajuda a reparar e reativar as células vermelhas do sangue. Como o espinafre, é um alimento que pode ser utilizado de várias formas: na salada, cozida, suco com laranja/cenoura etc.

alimentos para anemia beterraba

Tomate

Super rico em vitamina C, o tomate também auxilia na fácil absorção do ferro. Seu consumo diário fortalece o sistema imunológico e ajuda com que a absorção do ferro no seu organismo seja feito corretamente. Você pode consumir de diversas formas: em saladas, lanches naturais, omeletes, recheio de torta etc.

alimentos para anemia tomate

Romã

A fruta que possui a junção perfeita de ferro e vitamina C que podem te ajudar a combater a anemia. Além de enriquecer seu corpo com os nutrientes, ele melhora o fluxo do sangue e ajuda a tratar os sintomas desconfortáveis da anemia, como: tontura, fraqueza e cansaço. Você pode consumir em forma de fruta mesmo ou preparar sucos.

alimentos para anemia romã

 

Manteiga de Amendoim

Também rica em ferro, a manteiga de amendoim pode ser incluida no seu cardápio diário. Se você enjoar do gosto, é possível trocar pelo bom e velho amendoim torrado. Você pode consumir com pão, torradas e até comer 2 colheres puras da manteiga.

alimentos para anemia manteiga de amendoim

Grãos de soja

A soja é riquíssima em ferro, tem baixo teor de gordura e ótimas quantidades de proteína, se mostrando um alimento para anemia e tanto. Mas para que todos os nutrientes sejam aproveitados é preciso manter os grãos da soja de molho na água durante a noite. Isso deve ser feito porque os grãos possuem ácido fítico que pode impedir a penetração do ferro. Desta forma o ácido fítico é reduzido dos grãos. Depois de deixar de molho é só cozir com temperos e inserir no seu cardápio.

alimentos para anemia soja

Pão integral

Substitua o pão normal dos seus cafés da manhã pelos pães integrais para tratar a anemia. Uma fatia de pão integral tem 6% do teor de ferro diário que um corpo precisa para funcionar normalmente, então ele será uma ótima fonte de ferro. Consuma de duas a três fatias por dia.

alimentos para anemia pão integral

 

Nozes

Os nozes, como todos os alimentos citados, também é uma ótima fonte de ferro para seu corpo. O bom é que é um alimento para anemia que pode ser consumido durante o dia tranquilamente. Opte pelo pistache e damasco, deixe um potinho na bolsa para comer no intervalo das refeições e controle seus níveis de ferro sem dor.

alimentos para anemia nozes

Veja também: Alimentos riscos em cálcio, Alimentos que melhoram o humor e Alimentos ricos em proteínas.

Gostou das nossas informações sobre alimentos para anemia? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar