Alimentos perigosos

A alimentação é uma função necessária para que o ser humano sobreviva, além de que o ato de comer é algo bastante prazeroso. Infelizmente, nem tudo são flores: além da preocupação em manter a alimentação balanceada, há alimentos que são especialmente nocivos à saúde, seja porque causam alergias, seja por ser potencialmente venenoso. Para saber mais, continue a ler e evite uma perigosa má ingestão.

Amendoim

Embora pouco frequente no Brasil, a alergia ao amendoim ataca muitas pessoas nos Estados Unidos, onde existe grande paixão pela manteiga de amendoim. Por conta da exposição ao amendoim que não ocorre diariamente, o corpo se sensibiliza e acontece uma reação alérgica quando o corpo entra em contato com o alimento. A alergia gera queda da pressão e para respiratória.

alimentos perigosos

Baiacu ou Fogu

Considerado um dos pratos mais tóxicos para o ser humano, o baiacu precisa ser preparado por um cozinheiro especialista para que o veneno, a tetrodoxina, não contamine a carne – já que ela está presente na pele e vísceras do animal. No Japão, onde é mais consumido, os chefs não só passam por um treinamento de um ano como também têm de provar a carne antes de servir ao cliente, para provar que não está contaminada. É melhor nem consumir prato tão exótico.

Castanha de caju e amêndoas

A castanha e as amêndoas contém uma toxina em sua casca chamada urushiol, que causa graves inflamações e queimaduras na pele. Uma intoxicação mais aguda traz convulsões e bloqueio respiratório, podendo levar ao óbito. Para o alívio de todos, a presença do urushiol é eliminada através do cozimento ou torragem.

Camarão

A alergia ao camarão é campeã quando se fala em alergias aos frutos do mar. Mesmo que se coma o camarão desde criança, como seu consumo é esporádico, o corpo pode se sensibilizar às suas proteínas. Isso causa inchaço nos lábios, vômito, marcas vermelhas na pele, inchaço da glote e até parada respiratória. A proteína do camarão também acaba por ser liberada no ar, o que poderá prejudicar não só quem come, mas como quem prepara a refeição.

Mandioca

A mandioca usada para fazer farinha – que não é a mesma para fritar ou cozinhar – é conhecida como mandioca brava, e passa por um cozimento a quase cem graus Celsius antes do consumo. Isso acontece por conta do cianeto de hidrogênio presente no vegetal, liberado no cozimento.

Ostras e mexilhões

Uma verdadeira iguaria e tida como afrodisíaca, ostras e mexilhões precisam ter a criação controlada. Certas algas marinhas podem contaminar o alimento com toxinas, gerando não só diarréia como efeitos neurológicos, paralisia e até a parada respiratória. Para evitar esse mal, saiba da procedência dos frutos do mar no restaurante onde está fazendo sua refeição.

alimentos-perigosos

Batata

Quando envelhecida ou exposta ao sol por muito tempo, a batata começa a apresentar aspecto esverdeado em sua casca. A culpa da cor verde é a solanina, toxina criada pelo tubérculo para defender a planta, que não é eliminada pelo cozimento nem fritura. O consumo dessa batata contaminada causa até problemas neurológicos.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar