Alimentos que melhoram o humor

 

O chocolate é pedida unânime quando se trata de um alimento para melhorar o humor. Entretanto, nem sempre é a melhor opção para quem estiver em uma dieta, tem intolerância à lactose ou simplesmente não gosta do doce. Existem diversos alimentos que podem ajudar a combater aquela sensação ruim de estar pra baixo e te ajudar a levar uma vida mais feliz. Para saber mais, continue a ler.

alimentos que melhoram o humor

Banana

A fruta de textura macia e sabor adocicado é rica em triptofano, uma substância precursora do neurotransmissor serotonina. É a serotonina a responsável pela sensação de bem estar. Além disso, contém potássio, magnésio e vitamina B6, ajudando a diminuir a ansiedade e diminuir a tensão muscular.

Frutas oleaginosas

Especialmente as castanhas são fontes de proteína, minerais e gorduras saudáveis que agem no corpo como um importante antioxidante e combatendo o estresse do dia a dia.

Leite desnatado

O cálcio presente no leite ajuda a eliminar a tensão, além de controlar a irritabilidade. Além disso, ainda regula a pressão arterial e é especialmente importante para os batimentos cardíacos por ser responsável pela contração muscular.

Espinafre

A vitamina B e o ácido fólico presentes no espinafre agem no sistema nervoso e interferem na formação de serotonina, sendo importante no combate ao estresse. As folhas do espinafre contêm também clorofila, que compõe a parede celular das plantas, e age melhorando a digestão e desintoxicando o corpo.

Laranja

Também rica em ácido fólico, a laranja também é rica em vitamina C. Além de excelente para o sistema imunológico, essa vitamina é antioxidante, promove a renovação celular e acalma.

Ovos

A gema do ovo contém colina, uma proteína importante para a coordenação motora, a manutenção da memória e a sensação de bem estar físico.

Pimenta

A capsaicina presente na pimenta age como termogênico, aumentando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo. Além disso, ela aumenta os níveis de endorfina, outra substância capaz de causar prazer e bem estar.

Aveia

Triptofano também está presente na aveia, aumentando a produção de serotonina.

Abacate

Assim como a banana, o abacate é uma boa opção para melhorar o humor e a melhorar o trânsito intestinal, que quando prejudicado pode aumentar o mau humor. Os óleos em sua composição ajudam o intestino a funcionar corretamente.

Mel

Além de gostoso, o mel também figura na lista de alimentos que ajudam a melhorar o humor por auxiliar na produção de serotonina. Duas colheres por dia, das de sobremesa, são suficientes.

Carboidratos complexos

Seu consumo é importante para a melhor absorção do triptofano, além de garantir que o nível de glicose no sangue fique estável. Alimentações muito restritivas que cortam o carboidrato podem contribuir com o mau humor.

Soja

O magnésio presente na soja ajuda a combater a fadiga, aumentar os níveis energéticos e combater cãibras, além de agir com conjunto com o cálcio como um calmante natural. Para conseguir essa boa combinação, basta ingerir um copo de leite de soja enriquecido com cálcio.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar