Alimentos ricos em cálcio

Todos sabem da importância do cálcio no nosso organismo. Ele é usado no corpo humano para o fortalecimento dos dentes e ossos. Outra função menos conhecida é a de ajudar em processos celulares como funções nervosas, contração e relaxamento muscular além da coagulação sanguínea.

Se o nutriente estiver em baixa no organismo, ele passa a ser utilizado em outras funções a fim de manter o bom funcionamento geral. Porém, a estrutura óssea acaba ficando quebradiça e frágil. Portanto, nesse artigo você lerá uma lista de alimentos ricos em cálcio para não precisar se preocupar com a falta do nutriente.

alimentos-ricos-em-calcio

Alimentos ricos em cálcio sem leite

Como a indústria norte americana promove muito bem o leite como o principal – e as vezes única –  fonte de cálcio do homem, muitos acabam pensando que apenas esse alimento e seus derivados têm cálcio. Porém, essa não é uma verdade com diversas outras fontes do nutriente não advindas do leite.

São, em sua maioria, alimentos de origem vegetal que são bem e facilmente absorvidos pelo corpo. São vários os alimentos ricos em cálcio sem leite podendo variar de sementes de chia a aipo e brócolis. Veja a lista:

  • Brócolis

O brócolis tem cerca de 50 mg de cálcio se estiver cozido na quantidade de 100g. Se for ingerido cru, é uma fonte maior ainda do nutriente. Além disso é ótimo para quem deseja repor vitaminas A e C além de fibras.

  • Linhaça

Em 100 g do alimento possui 211 mg de cálcio e ainda é rica em ômega 3.

  • Couve-manteiga

Esse é um dos alimentos ricos em cálcio que precisa ser refogado. A cada 100 g possui 177 mg do nutriente, no entanto, caso esteja crua tem muito menor quantidade.

  • Leite de soja em pó

Para quem é intolerante a lactose ou vegetariano, esse é o grande substituto do leite de vaca. E é um bom substituto também por ser um dos alimentos ricos em cálcio tendo 350 mg a cada 100 g.

  • Tofu

Esse é um queijo também muito usado por veganos por ser à base de soja. Por cada 100 g tem 81 mg de cálcio e uma boa alternativa é usa-lo no cheesecake substituindo o tradicional.

  • Espinafre

Esse é outro dos alimentos ricos em cálcio que preciso ser refogado. Do mesmo modo que a couve, caso esteja cru, apresenta menor quantidade do nutriente: 98 mg. Quando refogado, apresenta 112 mg em 100 g.

Outros alimentos ricos em cálcio

Podemos também citar aqueles que são derivados do leite, como o iogurte integral e os diversos tipos de queijo. A cada 100 g de iogurte, por exemplo, tem-se 150 mg de cálcio.

No mais, vale a pena ressaltar que são recomendados 1000 mg de cáclio diariamente para todos de idade adulta e homens com mais de 50 anos.  Já para os homens na terceira idade e as mulheres acima de 51 anos a quantidade vai para 1200 mg diários.

Estudos indicam que uma dieta com esse valor sendo ingerido diariamente reduz o risco de fraturas e problemas ósseos. Obviamente, doenças como osteoporose também são prevenidas.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar