Alimentos ricos em ferro

O ferro é essencial no transporte de oxigênio no organismo; formação de glóbulos vermelhos; manutenção do sistema imunológico; produção e manutenção de vários neurotransmissores cerebrais e na proteção contra danos provocados por oxidantes. A falta dele é prejudicial para a saúde e causa anemia, que gera os seguintes sintomas: cansaço extremo; desânimo; falta de atenção, dificuldade de aprendizagem; fraqueza; sono, tornozelo inchado; queda de cabelo/cabelos fracos e quebradiços, desempenho escolar fraco; distúrbios de humor; palidez, falta de apetite; língua lisa; fraco desenvolvimento motor e infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

Para evitar esses problemas, é imprescindível a ingestão dos alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas que, auxiliam e curam diversos tipos de anemia. Eles são importantes em todas as fases da vida, em especial, para bebês, gestantes e idosos, cuja necessidade de ferro no organismo é bem maior. Mulheres em idade fértil também precisam consumir mais ferro do que os homens, e por isso, devem ingerir farinha de peixe ou pimentão, por exemplo.

alimentos ricos em ferro

São muitos os alimentos ricos em ferro, de origem animal e vegetal. De fonte animal temos as carnes (carré, vitela, cordeiro, fígado de vitela, etc), ostras, mariscos, peixes e aves e gema do ovo de galinha. E de fonte vegetal, cereais, grãos, oleaginosas e vegetais verdes (pão de cevada e de soja, salsa, grão-de-bico cozido). A ervilha e lentilha cozida, agrião, beterraba crua, feijão, necessitam da combinação com fontes de vitamina C para melhorar a sua absorção.

Alimentos ricos em ferro para anemia

Ao escolher alimentos ricos em ferro para anemia é importante consumir uma fonte de vitamina C em conjunto, para melhorar a sua absorção. Ex.: arroz com feijão preto e laranja de sobremesa. É bom evitar ingerir cálcio e ferro na mesma refeição, pois o primeiro é inibidor natural da absorção do segundo.

Ao cozinhar, opte pela panela de ferro, pois ela ajuda a aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz. Outra boa maneira de enriquecer a dieta é misturar frutas e legumes nos sucos, como o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca.

Frutas ricas em ferro

O morango, abacate, damasco seco, coco, cereja, uva rosa ou vermelha, uva passa e amora preta são frutas ricas em ferro. As nozes e amendoins são alimentos de origem vegetal com alto teor de ferro e uma excelente alternativa para enriquecer o lanche da tarde, por exemplo. Essas frutas também servem como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia.

Para potencializar a absorção do ferro presente nessas frutas deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio, como o leite, na mesma refeição, porque o cálcio diminui a absorção do ferro. A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que estas são, em geral, ricas em vitamina C, elemento indispensável para a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar