Aveia: Engorda ou emagrece? Todas as respostas aqui!

aveia

A aveia é muito usada em receitas com várias finalidades. Alguns acreditam que ela ajuda no emagrecimento, outros dizem que ela engorda. Qual a verdade sobre a aveia? Descubra lendo este artigo!

Para que serve?

A aveia é um alimento que serve para preparar receitas de bolos, biscoitos, pães, e outros tipos de refeições, e por ser mais saudável ela substitui a farinha de trigo nessas receitas.

Ela também pode ser incluída nas vitaminas e sucos, fornecendo uma grande quantidade de fibra, importantes para se ter uma boa saúde.

Entre tantos outros benefícios a aveia serve para proporcionar um bom funcionamento do organismo por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, que ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Tipos de Aveia

Existem pelo menos três tipos diferentes de aveia, e cada tipo tem características que fazem toda a diferença.

  • Aveia em flocos

A aveia em flocos pode ser encontrada em flocos grossos e finos, a diferença entre os dois é somente na aparência, pois as propriedades são as mesmas. Podem ser usados em papas, no suco, ou na salada de fruta.

  • Farinha de aveia

A farinha é feita da parte interna do grão da aveia, sem a casca. Dessa forma, as fibras são excluídas junto com as cascas, restando apenas as proteínas, carboidratos e minerais. Essa farinha a é uma excelente opção para substituição da farinha de trigo.

  • Farelo de aveia

O farelo de aveia é conseguido das cascas dos grãos, por isso é a opção mais rica em fibra. E pode ser usada em várias receitas, como massas, tortas e sucos.

aveia

Engorda?

É necessário ter cuidado na hora de consumir. Não se pode esquecer que a aveia possui carboidratos, e todo alimento que é consumido em excesso causa o efeito contrário.

Em 100 gramas de aveia, encontra-se 389 kcal. Por isso, quem não deseja engordar deve consumir apenas 30 gramas ou três colheres de sopa desse alimento diariamente.

Solta o intestino?

O benefício mais conhecido é a sua atuação contra o intestino preso, por causa das fibras que ajudam na digestão. Quando em contato com a água, elas produzem uma substância que ajudam no bom desempenho do intestino.

Além de soltar o intestino, ela ajuda na prevenção contra o câncer gástrico, uma vez que as fibras ajudam na eliminação de toxinas.

No entanto, é necessário beber bastante água, pois a ingestão de muitas fibras sem o consumo adequado de água pode provocar prisão de ventre.

Benefícios da aveia

Os seus benefícios são muitos. Como já vimos, ela é excelente para melhorar o trânsito intestinal. Além disso, ela diminui o colesterol ruim e ajuda a emagrecer.

Confira agora a lista de benefícios que o consumo dela pode trazer:

  • Reduz as triglicérides;
  • Reduz queda capilar;
  • Fortalece as unhas;
  • Reduz a glicose, prevenindo contra diabetes;
  • Contribui para o ganho de massa muscular;
  • Controla os níveis da pressão arterial;
  • Atua na prevenção de problemas cardíacos;
  • Ajuda contra efeitos da menopausa;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Previne contra câncer de cólon;
  • A aveia também ajuda a amenizar os desconfortos da gestação como intestino preso, e controla o apetite.

aveia

É low carb?

De modo geral, a farinha de aveia não é classificada como low carb, pois ela contém carboidratos. Agora algumas pessoas utilizam a aveia em dietas low carb, só que em pouca quantidade, e de geralmente pela manhã para que seja gasta todas as calorias consumidas.

Já aquelas pessoas que seguem a dieta low carb, a opção é usar farinhas de amêndoas, de amendoim ou de linhaça.

Ajuda a emagrecer?

Sim, ela ajuda a emagrecer. Seu consumo reduz o apetite aumentando a sensação de saciedade. Além disso, a fibra encontrada nela tem como função regular o intestino, reduzindo a gordura na região do abdômen.

Todos esses fatores contribuem para o emagrecimento, caso não seja consumida de forma exagerada.

Abaixa o colesterol?

Por ser rica em fibras solúveis, ela ajuda a baixar o colesterol. As fibras solúveis carregam o colesterol e seus precursores para as fezes, eliminando-os antes mesmo de entrar em circulação.

Além disso, essas fibras são responsáveis por reduzir a absorção do colesterol ruim.

Tem glúten?

Não, a aveia não tem glúten. No entanto, ela possui uma proteína conhecida como avenina que é idêntica ao glúten, mas que não provoca os mesmos danos aos que têm intolerância ao glúten.

Agora, por ser armazenada, processada e transportada no mesmo ambiente que a farinha de trigo, a aveia pode sofrer uma contaminação cruzada. Por este motivo, encontramos a informação nas embalagens, ‘contém glúten’.

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar