Banha de porco: O que é? Faz mal a saúde? Descubra AQUI!

Os povos antigos ao redor do mundo, principalmente em área rural, usavam a banha de porco como principal fonte de gordura para cozinhar, o óleo vegetal, na época, era inacessível.

Quer saber o que é? se faz mal? e várias outras informações? Então continue lendo esse texto!

O que é banha de porco?

A banha de porco, como o próprio nome já diz, nada mais é do que a gordura do próprio animal. Ela pode ser retirada de diversas partes do porco e sua qualidade depende da forma de como ela foi retirada e dos processos que o tecido adiposo do porco sofreu.

Uma das principais características da banha de porco é o alto teor de ácidos graxos saturados, como os triglicerídeos, e a completa ausência de gorduras trans.

Com o passar do tempo, o óleo vegetal foi se tornando acessível e as pessoas foram deixando de usar banha de porco para cozinhar, mas isso tem mudado. Após recentes estudos sobre a banha, muitas pessoas estão voltadas a consumir a gordura de porco por acreditarem que ela é menos danosa a saúde.

Além de comida, a banha de porco pode ser utilizada para outras finalidades como produção de sabão e biocombustíveis. Mas o mais comum é usá-la na culinária como uma alternativa para gordura vegetal e a manteiga.

A maior parte da banha de porco é formada por gordura saturada. Alguns especialistas que são a favor da banha de porco contestam que a gordura saturada só faz mal quando está desbalanceada com a insaturada, o que não é o caso da banha de porco.

banha de porco

A banha de porco faz mal?

A banha de porco foi problematizada durante muito tempo, muitos falavam que ela era maléfica para saúde, mas parece que a comunidade científica está revendo seus conceitos recentemente.

Uma das alegações a favor da banha, é que ela é livre de gorduras trans, que está presente em grandes quantidades em óleo vegetal industrializado.

A banha de porco contém nutrientes que fazem bem para saúde, como vitaminas B e vitaminas C, minerais, cálcio, fósforo e ferro. Além do mais, a banha não possui carboidratos como açucares, e possui baixa quantidade de sódio, por isso, é recomendada para diabéticos.

Outra ganha vantagem da banha é que ela tem uma composição balanceada com aproximadamente 40% de gordura saturada e 40% de gordura monoinsaturada. As gorduras saturadas são boas para o organismo, pois ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, visto que possuem a capacidade de reduzir os níveis de triglicerídeos e colesterol do sangue.

Com isso, há uma redução na formação de placas de gordura no vasos sanguíneos, que são causas da hipertensão, infarto e AVC.

O que é melhor, banha de porco ou óleo?

Quando estamos fritando em uma temperatura acima de 180°C, as estruturas moleculares do óleo oxidam, elas reagem com o oxigênio e formam os aldeídos e peróxidos de lipídio.

As gorduras de origem animal, como a banha de porco, dificilmente passam pelo processo de oxidação. Isso não acontece porque elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são muito mais estáveis quando são submetidos à altas temperaturas.

Havia uma crença que a banha de porco causava o entupimento das veias, por isso muitas pessoas evitavam comer a gordura do animal, porém, alguns estudos comprovaram que a substituição da gordura animal pelo óleo vegetal na alimentação do dia-a-dia das pessoas,  contribuiu muito para o aumento da obesidade e doenças cardiovasculares.

Que tal ler esse texto sobre óleo de soja, para saber mais sobre esse tipo de óleo?

É saudável?

Alguns estudos comprovam alguns benefícios da banha de porco para a saúde, por exemplo, ela combate a depressão por ser rica em ômega 3, que está ligado a um menor risco de desenvolver a doença.

Além do mais, ela faz bem para o coração por ser rica em gorduras monoinsaturadas.

banha de porco

Posso comprar banha de porco industrializada?

Tem que ter a atenção redobrada ao comprar banha de porco em supermercado, pois a maioria dessas banhas são hidrogenadas para que conservem por mais tempo, estragando a qualidade da gordura ao produzir gordura trans.

Como fazer banha de borco em casa?

É muito simples fazer banha de porco em casa, como dissemos no início do post, a banha pode ser retirada de várias partes do animal, mas a parte mais comum e fácil de retirar a banha é pelo toucinho. Separe o toucinho do couro e corte em pequenos pedaços.

Coloque os pedaços em uma panela e espere que o toucinho derreta e libere a gordura.

Você pode torrar o toucinho para virar torresmo e aguardar a gordura que ficará na panela para cozinhar.

Gostou das informações? Já experimentou banha de porco? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar