Barras de proteína

barra de proteinaOs praticantes de atividades físicas estão sempre em busca de alternativas para tornarem sua alimentação ainda mais completa e mais eficiente, melhorando os resultados almejados. As barras de proteínas, por exemplo, são excelentes opções para serem utilizadas como lanches saudáveis, tornando sua vida ainda mais prática.

Conheça, a seguir, as vantagens de se consumir as barras de proteínas e como fazer a melhor escolha na hora de comprar.

Qual a importância da proteína?

A proteína é um macronutriente com enorme importância para o nosso corpo, fazendo parte de toda a estrutura das células e tecidos, incluindo-se os tecidos musculares, influenciando também na produção hormonal, no fortalecimento do sistema imunológico com a produção de anticorpos, e em diversos outros processos metabólicos.

Ao praticar uma atividade física, principalmente nos exercícios de força, o corpo sofrerá um esforço e irão ocorrer pequenos traumas nas fibras musculares que deverão ser recuperadas pelo organismo. A proteína é um dos nutrientes mais utilizados no processo de recuperação e também no crescimento destas fibras, como acontece no caso da hipertrofia muscular.

Portanto, o ganho de massa muscular está diretamente relacionado à intensidade do esforço físico e também à qualidade nutricional dos alimentos ingeridos pelos praticantes de atividades físicas.

A proteína também traz muitos benefícios para quem deseja reduzir gordura corporal, primeiramente pelo fato de haver um crescimento muscular. Os músculos são em torno de três vezes mais ativos do que a gordura, deixando, assim, o metabolismo com um gasto calórico cada vez maior.

Além disso, a proteína leva mais tempo para ser digerida pelo corpo, o que aumenta a saciedade durante as refeições, promovendo o melhor controle da ingestão diária de calorias e auxiliando bastante nos processos de emagrecimento.

Como escolher a barra de proteína na hora de comprar?

As barras de proteínas ficaram mais populares com o aumento da produção e comercialização das barras de cereais que entraram com força no mercado voltado para pessoas que buscavam uma vida e uma alimentação mais saudável.

Apesar de muitas pessoas confundirem estes dois tipos de barras, elas são bastante diferentes em suas composições e também em suas vantagens. Portanto, a comparação de preços normalmente feita pelo consumidor na escolha deste tipo de produto não deve ser fator decisivo para a compra.

As barras de proteínas contêm altos teores de proteínas, muitas delas contendo aproximadamente 10 g de proteínas por porção, o que é bastante para se fazer um lanche saudável.

Na hora de escolher uma marca de barra de proteínas, o importante é analisar a quantidade de carboidratos presente, já que muitas marcas contêm açúcares, assim como analisar a quantidade de gorduras, principalmente saturadas.

Outra análise importante é o tipo de proteína, principalmente para o caso de pessoas vegetarianas. As proteínas mais encontradas nestas barras são as proteínas do leite (a caseína e a proteína do soro, chamada de “whey protein”) e também a proteína isolada da soja.

Conclusão

As barras de proteínas são ótimas opções para serem acrescentadas na alimentação por pessoas que desejam melhores resultados na atividade física, seja para ganhar massa muscular ou até mesmo para emagrecer e reduzir gordura corporal.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar