Batata Doce: Benefícios? Engorda ou emagrece?

Ela se diferencia da batata inglesa por seu sabor levemente adocicado. A batata doce é um dos vegetais mais consumidos pelos brasileiros, e você pode estar perdendo alguns de seus benefícios só por não sabê-los. É um dos alimentos mais nutritivos que existem e ganhou o coração de atletas por ser essencial no fornecimento e armazenamento de energia do corpo. Frequentemente seu consumo é aliado ao de uma carne magra, como o frango, para que ambos ofereçam um combo de proteína e bom carboidrato, como é o caso da batata doce. Essa refeição é importante pois fornece energia por um tempo mais longo, o que permite treinos mais intensos; e também proteína, que ajuda no crescimento muscular e na recuperação dos músculos.

Ela é especialmente importante para quem quer perder peso, pois seu baixo índice glicêmico aliado às fibras que contém, aumenta a sensação de saciedade e melhora a digestão. Estudos associam seu consumo ao afinamento da cintura. E embora muitas dietas da moda sugiram o corte do carboidrato para o emagrecimento rápido, isso jamais deve ser feito já que é do carboidrato que retiramos nossa energia. Quem quer emagrecer deve se alimentar de bons carboidratos, como os de alimentos integrais e a própria batata doce.

batata doce

Nutrientes que contém

A batata doce é rica em vitaminas do complexo B, A, C e E, possui baixo índice glicêmico e é rica em fibras. É um carboidrato complexo, o que significa que é digerida mais devagar, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue fiquem sempre estáveis e evita picos de insulina. Ela também possui potássio, beta-caroteno e cálcio, e sua ação antioxidante é bastante alta.

Benefícios

  • Fornece energia
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Tem forte ação antioxidante;
  • Ajuda a prevenir o câncer;
  • Suas fibras melhoram a digestão;
  • Ajuda a emagrecer por diminuir o apetite;
  • Ajuda a controlar a diabetes por ter baixo índice glicêmico;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Ajuda prevenir artrite;
  • Acalma o estômago.

Afinal, batata doce engorda ou emagrece?

A batata doce vem sendo considerada um ótimo carboidrato porque não gera picos de glicose no sangue (isso significa que ela possui baixo índice glicêmico), e por esse motivo não tem saído do cardápio dos praticantes de atividades físicas e atletas. Além disso, ela possui baixo índice de gordura. Outra grande vantagem é que ela retarda o acúmulo de gordura na região abdominal.

Porém, precisa ficar claro que a batata doce sozinha não vai te fazer emagrecer. Ela é apenas uma opção mais saudável a batata inglesa. Além disso, se consumida em excesso, e em preparações muito calóricas (como frita), a batata doce pode sim contribuir para o ganho de peso.

Receitas com batata doce

– Enrole uma batata doce em papel alumínio e leve ao forno durante cerca de trinta minutos.

– Faça uma sopa com um alho-poró, um tomate picado, quatro dentes de alho, uma cebola picada, duas colheres de salsinha picada, 450g de peito de frango em cubos, três colheres de sopa de gengibre ralado, duas batatas-doces, uma colher de sopa de azeite, um litro e meio de água e sal e pimenta a gosto.

– Cozinhe seis batatas doces até ficarem macias, depois raspe sua polpa e recheie com o que preferir. Depois de temperar como desejado, leve ao forno médio para gratinar.

– Cozinhe 800g de batata-doce cortada e sem casca em um litro de caldo de carne. Escorra e reserve meia xícara desse caldo. Amasse bem as batatas e junte novamente o caldo. Acrescente cebola, manteiga e açúcar e leve ao fogo, mexendo até que a cebola fique macia e dourada. Tempere da maneira que preferir e sirva com escalopes de filé mignon.

Batata doce em pó

Uma alternativa que vem ganhando muitos adeptos é a batata doce em pó, principalmente por causa dos seus benefícios para quem pratica atividades físicas, sendo geralmente usada no pré-treino. Ela também pode ser usada em receitas.

Por hoje é isso, pessoal! Esperamos que vocês tenham gostado do artigo de hoje, e até a próxima!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentar