Benefícios da berinjela: Saiba quais são eles!

A berinjela e um vegetal que muitas pessoas não gostam, muitas vezes sem um motivo concreto, porém ela pode trazer muitos benefícios para o organismo. Conheça nesse artigo todos os benefícios da berinjela e a coloque em sua dieta agora mesmo.

Berinjela faz parte da família Solanum. Pode ser encontrada em vários tamanhos e diferentes cores, como verde, violeta e branco. Ela se caracteriza por seu sabor amargo, suave e macio. A berinjelas pode ser consumida de diversas formas, frita, cozida ou crua.

benefícios da berinjela

Benefícios da Berinjela

A Berinjela é um alimentos de baixa caloria. Em 100 gramas do seu consumo dar cerca de 30 calorias. Além disso, a berinjelas contem fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, tais como: vitamina-B, Vitamina C, Vitamina K, Zinco, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio.

A Berinjela é rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, ela é uma rica fonte de fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon. A pele da berinjela contém fitonutriente, conhecidos como fitoquímico e glicosídeo solasodina. Estes são antioxidantes, que ajudam na inibição do crescimento de células cancerosas, restringindo os danos dos radicais livres. As Berinjelas são também conhecidos por conter ácido clorogénico que impede mutação do ADN e também tem propriedades anti-cancerosas.

A berinjela também é muito boa para vários partes do corpo como o coração, pele, cérebro, entre outros. Confira abaixo:

Coração: A berinjela não contém colesterol e nem gorduras saturadas. Além de possui um antioxidante que podem reduzir o nível de colesterol LDL . A berinjela também contêm lovastatina, que ajuda a limitar a tomada de enzima. Assim elas ajudam a aumentar o fluxo de sangue, além disso, as fibras presentes na berinjela também ajudam na absorção do colesterol e limita ele de se ingerido no corpo.

Cérebro: A berinjela é uma excelente fonte de fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra os radicais livres, que podem causar danos às células pelo processo de oxidação. Ela também ajuda a proteger os lípidios presentes na membrana celular dos danos. Além disso, esse vegetal  é rico em vitaminas do Complexo B, que podem ajudar na saúde do sistema nervoso.

Pele: A Berinjela é rica em muitos nutrientes que podem ajudar a fazer dela uma poderosa fonte para a saúde da pele. Ela é rico em vitamina C, antioxidantes como antocianinas e vários minerais. Os antioxidantes ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Os radicais livres podem causar rugas e envelhecimento precoce. já, a Vitamina C presente na berinjela ajuda a pele fica suave e macia.

Berinjela para emagrecer

A berinjela pode auxiliar no emagrecimento desde que consumida juntamento com uma dieta equilibrada. O suco de berinjela é muito consumido, pois ele pode ser tomado ao longo do dia. Confira a receita abaixo:

Ingredientes

  • ½ berinjela com casca
  • 1 copo de água
  • 2 laranjas

Modo de preparo

Fatie a berinjela em rodelas e deixe de molho no copo d’água durante a noite. Isso irá fazer com que as fibras sejam liberadas do alimento, enriquecendo o líquido com todas as suas propriedades.

Pela manhã, bata no liquidificador a berinjela junto com a água e o suco das duas laranjas. Beba em seguida.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar