Benefícios da beterraba

Esse tubérculo de cor avermelhada ou arroxeada tem sido consumido no Brasil há muito tempo, mas seu uso ficou muito popular ultimamente junto a outros vegetais para produzir os chamados sucos verdes. Cheia de propriedades benéficas para a saúde, a beterraba pode ser consumida assada, cozida, grelhada ou até mesmo crua, seja em saladas, sopas, sucos e outros alimentos. Quer saber tudo o que seu consumo pode te trazer de bom? Continue a ler e descubra.

beterraba

Antioxidante

Boa para a pele e para o organismo em geral, os antioxidantes presentes na beterraba combatem os radicais livres que se formam através dos processos químicos que nossas células realizam. Se acumulados, esses radicais livres levam ao envelhecimento precoce da pele e ao possível surgimento de tumores e cânceres.

Circulação sanguínea

A presença de betacianinas é o que garante a intensa pigmentação da beterraba, assim como de outros alimentos como a uva, o figo e o repolho roxo. A betacianina garante melhora da circulação sanguínea, protegendo o coração e aumentando o viço da pele. Estudos indicam que seu consumo frequente possa trazer longevidade. Por conta desse aumento de fluxo sanguíneo, o cérebro passa a ser mais irrigado e os nitratos da beterraba ajudam a prevenir perda de memória e demência.

Alimento nutritivo

Ela contém diversos minerais essenciais para o funcionamento do organismo, como zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro; vitaminas de extrema importância como as vitaminas A, C e do complexo B, além de ser um bom carboidrato.

Ajuda na digestão

A beterraba é extremamente rica em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino e manutenção de sua saúde. As fibras agem aumentando o bolo fecal e tornando as fezes macias, arrastando consigo toxinas que possam estar presentes no sistema gastrointestinal. Embora tenha alto índice glicêmico, ele é absorvido lentamente pelo corpo de modo a controlar a quantidade de açúcar no sangue. Mesmo assim, diabéticos devem ter atenção ao consumir a raiz.

Combate o colesterol

Carotenóides e flavonóides presentes na beterraba tem ação contra o colesterol tido como ruim, assim como suas fibras, que tendem a diminuir sua contagem no sangue. Além disso, elas agem combatendo a formação de placas de gordura nas artérias e vasos sanguíneos, conservando a boa saúde do coração e do sistema circulatório.

Ácido fólico

Gestantes têm uma preocupação em especial com a alimentação durante a gravidez: consumir alimentos ricos em ácido fólico. O ácido fólico é extremamente importante para o desenvolvimento do feto, em especial o tubo neural. A beterraba é uma boa fonte de ácido fólico para ser consumida durante o dia nas refeições, de modo a garantir a quantidade necessária.

Para uma pele bonita

As ações dos antioxidantes e do aumento da circulação sanguínea definitivamente atuam na saúde da pele, mas além disso, a beterraba age como um desintoxicante natural e tem propriedades anti-inflamatórias, reduzindo espinhas e furúnculos. O licopeno presente na beterraba age na prevenção do câncer de próstata e mantendo a elasticidade da pele.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar