Benefícios da Cenoura

Já parte da alimentação normal do brasileiro, a cenoura costuma ser a coadjuvante nas saladas do almoço. Entretanto, esse tubérculo tem tantas propriedades benéficas que logo logo você estará aproveitando a cenoura de todas as formas: cozida, ralada, batida ao suco, para fazer bolos… Quer saber mais? Continue lendo.

cenoura

História da cenoura

E cenoura vem do Oriente Médio e da Ásia Central, sendo que ela não era da coloração alaranjada que conhecemos hoje e sim arroxeada, como uma berinjela. Isso acontecia por causa dos nutrientes que ela continha que lhe davam essa coloração, e elas não eram muito consumidas por serem de uma variedade de textura bem fibrosa. Após o Renascimento na Europa, agricultores começaram a cultivar outras variedades, entre elas a de cor laranja que conhecemos e que começou a ser cultivada no mundo todo.

Rica em nutrientes

A cenoura é extremamente nutritiva e importante para a alimentação humana. Ela contém vitaminas A, B e C, além de outros minerais essenciais como o ferro, cobre, fósforo, cálcio, zinco, bromo, iodo e manganês.

Bom para os olhos

Ricas em beta-caroteno, quando a cenoura é digerida pelo corpo esse elemento é convertido em vitamina A. Essa vitamina protege contra a cegueira noturna, já que é essencial para a visão durante a noite, contra a degeneração dos olhos e cataratas.

Contra a prisão de ventre

A grande quantidade de fibras presente na cenoura ajuda a melhorar o trânsito intestinal, limpando as paredes dos intestinos de toxinas que ficaram por ali e auxiliando os movimentos peristálticos. Além disso, a cenoura tem propriedades laxativas naturalmente, e seu poder diurético ajuda o corpo a se livrar do líquido em excesso.

Acabe com a anemia

Pra quem acha que anemia se combate apenas com feijão, a cenoura aparece como outra grande aliada. Rica em ferro, ela não só cura e previne a anemia como melhora o transporte de oxigênio no sangue através da hemoglobina.

Retarde o envelhecimento

A mesma vitamina A que é boa para os olhos também é excelente para quem quer postergar o envelhecimento precoce da pele, além de melhorar sua textura e trazer saúde aos cabelos. Isso porque ela é um poderoso antioxidante, que combate os radicais livres e reduz o dano que eles causariam nas células.

Anti séptica

As cenouras são tubérculos, isso significa que elas são partes das raízes da planta. Para prevenir infecções fúngicas na planta, a cenoura tem propriedades antifúngicas e anti sépticas. Isso ajuda a manter seu organismo saudável, já que previne infecções por microorganismos.

Amiga do coração

Os carotenóides da cenoura – beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína – agem controlando os níveis de colesterol ruim e evitando risco de doenças cardiovasculares.

Boca saudável

Os minerais presentes nesse tubérculo ajudam a fortalecer os dentes, além da mastigação da cenoura auxiliar a remover partículas dos dentes e estimular as gengivas de modo que estejam sempre bem irrigadas de sangue.

Afaste o câncer

As vitaminas antioxidantes da cenoura ajudam a impedir que moléculas soltas no organismo gerem oxidação e danos para as células, o que diminui grandemente a possibilidade do aparecimento de câncer em diferentes partes do corpo.

5 Compart.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar