Benefícios da Couve

As folhas verde escuras da couve ganharam um sucesso inesperado com o surgimento dos sucos verdes, nos quais se misturam algumas frutas e legumes para conseguir um suco cheio de nutrientes importantes e que ainda dá uma mãozinha no emagrecimento. Com isso, já está na hora de conhecer os vários benefícios que essa verdura tem pra oferecer, visto que ela está presente no cardápio do brasileiro há bastante tempo. Leia esse artigo e saiba mais.

Antioxidante

Carotenóides e flavonóides, já conhecidos por seu potencial para combater o estresse oxidativo, estão presentes em peso nas folhas de couve. Alguns dos deles até são reconhecidos, através de estudos, por lutarem especificamente contra o surgimento e reprodução das células cancerosas.

benefícios da couve

Antiinflamatória

Ômega 3 e outros ácidos graxos presentes nesse vegetal ajudam a regular e diminuir o processo inflamatório no nosso organismo. Algumas das vitaminas, essenciais para o sistema imune, também podem ser encontradas na couve. Em conjunto com os antioxidantes, consumir couve regularmente é garantia de manter diversos cânceres (mamas, cólon, próstata, gástrico) afastados e sua saúde em alta.

Cicatrizante

Os fitoquímicos naturalmente presentes na couve agem como cicatrizantes, acelerando o processo de produção de novas células para renovar tecidos e melhorar lesões.

Amiga do coração

A couve possui um grande número de fibras, que agem arrastando a gordura presente nos alimentos durante a digestão e limpando os intestinos. Isso age diminuindo o colesterol e reduzindo risco de infecções intestinais e câncer no cólon. A fibra também ajuda a melhorar o processo digestivo, aumentando o bolo fecal e estimulando os movimentos peristálticos. Isso cumpre um papel importante na manutenção e perda de peso.

Rica em nutrientes

Diversas vitaminas e minerais importantes podem ser encontradas em uma porção de couve. A vitamina K é uma delas, importante para a formação dos ossos e prevenção de doenças vasculares. A vitamina A também está presente, agindo como potente oxidante e essencial para as estruturas reprodutivas. Por último e não menos importante está a vitamina C, que reforça o sistema imunológico, impede a degeneração dos olhos e também age como antioxidante.

Afasta a osteoporose

A couve é rica em cálcio e magnésio, e os dois são essenciais para manter e aumentar a massa óssea. Isso porque ambos os minerais agem em conjunto, e consumir o cálcio sozinho – como é o caso do leite de vaca – faz com que as fontes de magnésio que já existem nos ossos sejam retiradas. O consumo regular de couve abastece o organismo com doses equilibradas de ambos os minerais, promovendo um bom trabalho deles no corpo.

Algumas receitas

Farofa de couve – Refogue dois molhos de couve cortados bem fininhos com duas colheres de óleo, misturando depois com duas cebolinhas picadas, farinha de milho e uma pitada de sal.

Arroz com couve – Faça o arroz como normalmente faria, mas depois de adicionar a água tempere com cheiro verde e cozinhe, acrescentando meio maço de couve cortado em fatias finas e bem limpo.

Sopa de couve – Leve três xícaras de água ao fogo, acrescentando caldo de galinha e esperando ferver. Junte três folhas de couve rasgadas e farinha de milho, temperando a gosto.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar