Benefícios do azeite: Conheça aqui os poderes deste produto!

Benefícios do azeite

Todo mundo já ouviu dizer que o azeite é uma gordura boa e faz bem para a saúde. Mas você sabe escolher o melhor azeite, dizer quais são os benefícios do azeite e porque você deve considerar incluí-lo na sua dieta? Nós vamos te contar tudo nesse artigo.

Benefícios do azeite

Conheça agora todos os benefícios do azeite e veja como ele pode melhorar sua saúde.

Azeite ajuda a reduzir o colesterol

O azeite ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). Além disso, reduzir os riscos de derrames, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.

E a pressão arterial

Pesquisas indicaram que pacientes com pressão arterial elevada conseguiam diminuir a quantidade de medicamentos que tomavam para controlar a pressão arterial somente substituindo outros tipos de gordura saturada pelo azeite extra-virgem no preparo dos alimentos.

Outros estudos também associam a presença do ácido oleico do azeite à redução da pressão arterial.

Benefícios do azeite

Reduz o risco de diabetes

Quem está na luta contra a diabetes já deve ter ouvido falar da Dieta Mediterrânea. Ela é rica em azeite de oliva. Estudos comprovam que o azeite pode ajudar a reduzir em até 50% os riscos da diabetes tipo 2. E também é benéfico tanto no tratamento quanto na prevenção da diabetes.

O azeite aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda a gerenciar os níveis de açúcar no sangue.

Azeite tem poder anti-inflamatório

Ingerir até 2 colheres de azeite de oliva por dia pode ajudar a prevenir a inflamação e reduz os riscos de várias doenças inflamatórias.

Protege os ossos

A dieta mediterrânea, que é à base de azeite de oliva, é muito indicada para quem sofre de osteoporose. Pois ajuda na calcificação e deixa os ossos mais saudáveis e fortes, reduzindo os riscos de fraturas.

O azeite também aumenta o nível de osteocalcina no sangue. Que é o fator que fala sobre a saúde e a densidade óssea.

Se você sente dor nas articulações, pode fazer um óleo de massagem com 20 colheres de azeite de oliva extravirgem (só serve esse, porque é prensado a frio) e 10 colheres de sal do Himalaia (que apesar de ser um pouco caro, é milagroso!). Junte o azeite e o sal do Himalaia em um pote e misture bem. Deixe guardado num local protegido da luz por 3 dias e agite o frasco pelo menos uma vez ao dia. No quarto dia, já pode usar essa mistura para massagear os pontos de dor.

Benefícios do azeite

É bom para o cérebro

Estudos comprovam que o azeite é muito benéfico para o funcionamento do cérebro. Ele reduz o risco de comprometimento cognitivo e de Alzheimer, além de melhorar a fluência verbal e a memória.

Alguns estudos também aconselham incluir o azeite na dieta de pacientes com depressão.

Azeite emagrece

Apesar de ser uma gordura, o azeite ajuda a perder peso porque causa uma sensação de saciedade e reduz a vontade de comer doce. O ideal para quem quer emagrecer é ingerir até 3 colheres de sopa de azeite por dia.

Benefícios do azeite

Hidrata o cabelo

O azeite é rico em vitamina E e ácidos graxos, e pode ajudar a hidratar cabelos secos e danificados, selando as cutículas e reparando pontas duplas, além de dar brilho.

Para hidratar o cabelo com azeite em casa, basta esquentar um pouco o azeite e aplicar no cabelo seco e massagear. Deixe agir por cerca de 30 minutos com uma toalha enrolada ou uma touca térmica, para que o azeite consiga penetrar bem no couro cabeludo. Depois é só lavar com xampu e condicionador de sua preferência.

Você também pode comprar um creme de massagem que tenha azeite de oliva em sua composição em farmácias e casas especializadas em cosméticos.

Como escolher o melhor azeite?

Nas prateleiras dos supermercados têm vários tipos de azeite, e na dúvida, você pode comprar uma marca que não seja tão boa assim. Para escolher o melhor azeite, fique de olho na embalagem: Os azeites que ficam em vidros escuros são os melhores.

Outro item importante a se observar é a acidez. O melhor azeite é o que tem acidez de até 0,8%. Quanto menor a acidez, mais gorduras boas e mais nutrientes, e consequentemente, mais benefícios.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar