Café da manhã: Porque ele é tão importante? Veja 5 motivos!

café da manhãEm troca de uns minutinhos a mais na cama ou de uns minutos a menos no trânsito, muita gente acaba abrindo mão do café da manhã. Parte desse hábito se deve à crença de que é uma refeição de menor importância quando se trata justamente do contrário. Assim, confira a seguir por que essa refeição é tão importante.

Fornece energia para o dia pela frente

O primeiro fato que justifica a importância do café da manhã é que ele é, naturalmente, a primeira refeição do dia. Isso faz com que ele seja a primeira fonte de vitaminas, sais minerais e nutrientes em geral do corpo.

Um café reforçado, especialmente se for rico em gorduras boas para o organismo, é capaz de garantir mais disposição e muito mais energia para o dia que vem pela frente.

Regula os níveis de açúcar no sangue

Quando você fica muito tempo sem comer, como quando está dormindo, seu nível de glicose no sangue desce. Se você não se alimenta assim que acorda, seus níveis não serão regularizados, fazendo com que não apenas você fique desanimado, mas também tenha enjoos, tontura e até mesmo desmaios.

Em pessoas diabéticas esse problema é ainda mais grave e pode levar até mesmo à morte. Por isso, o café da manha é importante para garantir que os níveis de açúcar no sangue permaneçam normais.

Acelera o metabolismo

Ao fazer essa refeição o seu corpo logo entende que ele não precisa ficar estocando comida ou armazenando energia, já que esse é um indicativo de que você vai se alimentar ao longo do dia.

Com isso, ao se alimentar nesse horário você ajuda a acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura e diminuindo as chances de acabar engordando com o que você come ao longo do dia.

Ajuda no aprendizado e na concentração

Se você sai de casa para estudar ou trabalhar sem se alimentar pela manhã grandes são as chances de que você sofra com problemas graves de concentração. Além de se sentir mais cansado e mais sonolento a falta dessa refeição também fará com que seu raciocínio fique mais lento e sua concentração, mais baixa.

É por isso que muitos estudantes e muitos trabalhadores dizem que não rendem o suficiente pela manhã, já que a falta de alimentação nesse horário acaba atrapalhando todo o processo.

Evita exagero nas próximas refeições

Ao tomar café da manhã você também evita um exagero nas próximas refeições, como no almoço, por exemplo.

Isso se deve basicamente ao fato de que após acordar, você ficará com muito mais fome até que chegue a hora do almoço. Nessa refeição, você vai acabar comendo mais do que deveria, elevando intensamente sua ingestão calórica. Como o metabolismo vaie star prejudicado, o resultado é de aumento de peso.

O café da manhã é uma das refeições mais importantes porque é ele quem dita como será o seu dia. Além de ajudar a emagrecer e a dar energia, ele também protege a saúde ao regular os níveis de açúcar no sangue. Por isso, não deixe de fazer essa refeição e aproveite seus benefícios.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar