Camu-camu

Conhecido como “O ouro da Amazônia”, o Camu-camu é uma fruta pequena, que cresce em áreas alagadas, na beira de rios e lagos da região. Possui três vezes mais vitamina C que a acerola, 20 vezes mais que a laranja, 30 vezes mais que o limão e, na forma de pó, é eficaz na redução de açúcar e gordura no sangue em adultos sadios. Mesmo sendo originário do Brasil, seu consumo no país é muito pouco, no entanto, a fruta também é encontrada no Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

Camu-camu

Composição

O Camu-camu é rico em fibras solúveis e insolúveis, ótima pedida para quem sofre com intestino preso. Também é fonte de potássio e tem baixo teor de sódio, rico em antocianina, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, por isso estabiliza o nível de açúcar no sangue. Além disso, auxilia o sistema imunológico ao retardar o envelhecimento, inibindo os radicais livres que danificam as células sadias do corpo.

Seus frutos são globosos, com coloração vermelho-escura passando ao roxo-escuro ao final da maturação, possuem uma polpa ácida com dois a três pequenas sementes por fruto. E, por ser azeda ao extremo, somente é consumida na forma de sorvete, geleia e compota, devido a isso, sua produção no Brasil ainda é baixa.

Para ter uma noção, um único fruto do camu-camu que pesa entre 6g e 10g, contém cerca de 180mg de vitamina C, o dobro da necessidade diária de um adulto. O Camu-camu ainda possui os seguintes princípios ativos: proteínas, fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio, ferro), vitaminas, tiamina, riboflavina, niacina e, como já dito acima, a vitamina C (ácido ascórbico).

Segundo pesquisas, a ingestão diária de 1 grama de camu-camu liofilizado em pó e em jejum, em até duas horas, elimina os sintomas de ansiedade, alterações de humor e depressão.

Benefícios do uso diário do Camu-Camu

– Fortalece o sistema imunológico;

– Promove a vitalidade das pessoas com deficiências orgânicas;

– Fortalece o sistema nervoso, aumentando a libido no homem;

– Sustenta a formação de células brancas do sangue, combatendo algumas espécies de câncer;

– Promove a eliminação de toxinas do corpo, em especial, do fígado;

– Estimula o sistema cardíaco, circulatório;

– Evita o stress que leva à depressão;

– Auxilia no tratamento de câncer de mama;

– Aumenta a resistência do corpo, combatendo a gripe e pneumonia, principalmente em crianças e pessoas de terceira idade;

– Auxilia no tratamento de prostatite e câncer de próstata.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar