Carboidratos: Entenda todos os tipos e quais tirar da dieta para emagrecer!

carboidratos

Os carboidratos são indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles se dividem em três categorias, os complexos, os simples e refinados. Saiba qual deles é o mais saudável e o mais prejudicial.

Complexos

Os carboidratos são encarregados de dar energia para nosso organismo, em vista disso ele é importante e deve sempre está presente na nossa alimentação. No entanto, é preciso fazer a separação entre os os simples e os complexos.

Os  complexos podem ser consumidos todos os dias, pois ajudam a preservar os níveis de glicose estabilizados. Eles também aceleram o metabolismo, favorecendo o emagrecimento.

O organismo absorve os carboidratos complexos de forma lenta, prolongando a sensação de saciedade por mais tempo, além de serem ricos em vitaminas e minerais.

Simples

Os simples precisam ser evitados, em razão de elevar os níveis de glicose na corrente sanguínea, visto que eles são absorvidos facilmente e rapidamente pelo nosso organismo.

Eles também não saciam a fome e por isso contribuem para o ganho de peso, pois quando não são eliminados, eles se tornam gordura.

Refinados

Osrefinados passam por um procedimento de refinação perdendo uma grande quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais.

Com a eliminação desses nutrientes, esses são absorvidos de forma rápida, se transformando em açúcar no sangue.

Os carboidratos refinados (também conhecidos como simples) favorecem ao aumento de gordura e como consequência o ganho de peso, além de possuírem um alto índice glicêmico favorecendo a diabetes tipo 2.

Função dos Carboidratos

Eles realizam as seguintes funções no nosso organismo:

Concede energia

Ele é a primeira fonte de energia do corpo. Eles dão energia para as células do nosso organismo desempenhar várias funções como por exemplo, realizar o processo respiratório.

Ajuda o cérebro

Os carboidratos são importantes para o bom funcionamento do cérebro. O cérebro não acumula glicose e por isso precisa de um fornecimento de glicose.

A falta deles pode causar tontura, dor de cabeças, dificuldade para raciocinar e outros prejuízos.

Estoque de energia

Os carboidratos também são importantes para que o organismo estoque energia, já que o corpo continua trabalhando mesmo quando se está em jejum ou dormindo.

Protege a musculatura

Os carboidratos impedem a queima dos músculos, para transformá-los em energia. Esse processo se chama catabolismo muscular, e atinge principalmente os praticantes de atividades físicas intensas.

Concede estrutura

Todos os elementos da célula são produzidos por um carboidrato, e eles constituem bases importantes para a organização celular.

carboidratos

Importância dos Carboidratos

Eles são importantes uma vez que exercem várias funções em nosso organismo. A ausência de carboidratos pode causar desânimo, cansaço, falta de atenção, desvio de cognição, enjoo, tontura, desmaio e outros problemas de saúde.

Eles também são responsáveis por fornecer a energia que nosso corpo precisa para queimar proteínas e gorduras, sem isso nos sentimos enfraquecidos além da queda da pressão arterial.

Além disso, são responsáveis pela formação de um neurotransmissor importante chamado serotonina, fundamental para o bom humor e a sensação de bem-estar.

Da mesma forma, o sistema imunológico também depende deles. Isso porque os músculos concedem glutamina para produção das células imunológicas.

Alimentos

carboidratos

Veja agora alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos são:

complexos

Aveia, feijão, ovos, grão de bico, batata doce, lentilha, pão integral, arroz integral, inhame, linhaça, quinoa, abóbora, brócolis, tomate, espinafre, milho, semente de chia, amendoim, ervilha, mandioca, frutas e verduras.

 simples e refinados

Açúcar refinado, refrigerante, arroz, macarrão, farinha de trigo, doces, sucos, cereais açucarados, biscoitos, sorvete, macarrão, pão, alimentos processados, batata frita, mel, xarope de milho e algumas frutas.

A noite engorda?

Não, consumir carboidratos no período da noite não engorda. Essa fama se dá por que algumas pessoas pensam que os carboidratos têm mais calorias que outros grupos de alimentos.

Aumentar o consumo de proteínas especialmente as de origem animal no período da noite, colabora para uma alta ingestão de gordura, contribuindo para o ganho de peso.

Carboidratos a serem evitados para quem quer emagrecer

Os carboidratos a serem evitados para quem quer emagrecer são todos os carboidratos simples e refinados. Como já foi dito eles são absorvidos de modo muito rápido pelo organismo, e desse modo a pessoa fica sempre com fome por que não consegue se sentir cheio.

Os alimentos que devem ser evitados por aqueles que querem emagrecer são os produzidos a base de farinha de trigo, milho, açúcares, e todos os já citados como carboidratos simples e refinados.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar