Chá de boldo: descubra aqui todas as suas propriedades medicinais

O chá de boldo é uma receita caseira antiga que ajuda gerações e pode ajudar você também! Vamos falar aqui de todos os benefícios e vantagens dessa planta tão conhecida, veja a seguir.

boldo

Boldo é bom pra que?

Se tiver com aquela dorzinha de barriga, estômago enjoado, náusea ou mal estar do fígado, sempre vai ter aquele membro da família com mais idade que vai nos mandar fazer um chá de boldo que é “tiro e queda”. Essa planta é muito conhecida e usada pelas gerações anteriores e mais por quem veio de uma vida no interior, onde os remédios e as curas se dão através de plantas e remédios caseiros naturais. E eles estão certíssimos!

As propriedades medicinais do boldo do Chile são cientificamente comprovadas. O nome original da planta é Peumus Boldus Molin, é importante saber que essa espécie é apenas cultivada em regiões montanhosas do Chile, o boldo que conhecemos aqui é outro, mas que também carregam propriedades medicinais parecidas.

O boldo é bom para tratamentos digestivos e biliares, ele tem em suas composição vários alcaloides que auxiliam na boa digestão, um deles é a boldina.

Quais os benefícios dessa planta?

Se você exagerou e bebeu muito no dia anterior, acordou com aquela ressaca, boca seca e mal estar um chá de boldo vai ser perfeito para você. Um dos seus grandes benefícios é na cura da velha ressaca, porque ele atua na sua digestão, alivia o enjoo e também, principalmente, na sua atividade biliar, no fígado, que é onde ele vai ajudar seu organismo a se livrar do excesso de álcool com mais rapidez e facilidade, além de “afinar” o sangue.

Quem ingeriu comidas muito gordurosas, tá com dor de estômago, gases, gastrite e mal estar, o boldo também será um ótimo auxílio no tratamento desses sintomas. Ele alivia todas esse mal causado pela má digestão.


Você tem interesse em conhecer mais sobre os chás medicinais, seus benefícios e como eles podem evitar e até mesmo curar doenças? Então leia mais sobre o Cura Pelos Chás clicando aqui e todo conhecimento milenar que ele tem para passar para você! 

cura pelos chás


Bom também para quem está com cólicas abdominais ou a famosa “dor de barriga”, o chá de boldo tem propriedades calmantes sobre a flora intestinal.

Outro benefício do boldo é a diminuição dos gases no intestino.

Como encontro o boldo do Chile?

O mais comum é encontrar in natura o boldo comum aqui do Brasil, muitas pessoas cultivam em casa mesmo, esse também é bom, mas não contém todas as propriedades e substâncias do original boldo do Chile.

O boldo do Chile pode ser facilmente encontrado em farmácias tradicionais e também em farmácias de medicina natural, onde as folhinhas de chá poderão vir já em sachê pronto pra fazer.

chá de boldo

Receita do chá de boldo

Coloque um litro de água filtrada para ferver, após levantar fervura desligue o fogo e acrescente mais ou menos 20 gramas de folhas de boldo e tampe por 10 minutos. Tome o chá morno três vezes ao dia após as refeições.

O boldo e seu chá devem ser evitados por gestantes, porque uma de suas propriedades é o efeito abortivo. Então se você estiver grávida fique longe do boldo.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixem comentários, ok? Até a próxima!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar