Clara de ovo

A clara do ovo é um alimento barato e de fácil acesso que pode auxiliar em dietas e no ganho de massa muscular, além de outros tantos benefícios. Se você quer saber as possibilidades para a sua saúde que a clara do ovo pode proporcionar leia este artigo.

A clara do ovo proporciona diversas vantagens quando é inserida regularmente na dieta, além de tudo ela tem fácil preparo e pode ser consumida tanto pura quanto em receitas. Existem várias formas de consumir a clara do ovo cozida, pochê, frita, porém não é recomendado consumir ela  crua, pois pode trazer prejuízos para a saúde, como a salmonelose. Além disso, na forma crua pode reduzir sua eficácia e a absorção de outras vitaminas e proteínas.

clara de ovo

Não existe uma hora certa para consumir a clara do ovo, ela pode ser a primeira refeição, como pode ser uma opção de alimentação antes de dormir, pela facilidade de digestão. Para quem pratica a musculação ela pode ser usada antes do treino, para facilitar a digestão. Apesar de não ser a proteína mais interessante para se consumir imediatamente após o treino, ela é interessante para a refeição sólida após o treino, onde podemos propor proteínas com uma maior facilidade na digestão.

Rica em proteínas

A clara do ovo é rica em proteínas, a mais conhecida é a Albumina, muito utilizada por quem quer ganhar massa muscular e emagrecer. A proteína da clara do ovo pode ser considerada uma proteína de alto valor biológico, o que demonstra que ela possui todos os aminoácidos essenciais para o corpo. Por se tratar de uma proteína de origem animal, ela possui quantidades significantes de BCAAs, que são aminoácidos relacionados com a musculação, por seu caráter energético e por ser capaz de estimular a síntese proteica e também a secreção de insulina, o que contribuirá para o anabolismo e o anti catabolismo muscular. Além disso, ela é rica em outros aminoácidos como a L-Glutamina, que está relacionada com o sistema imunológico e com a diminuição da fadiga muscular.

Outras proteínas presentes na clara do ovo, além albumina, são a riboflavina, também conhecida como vitamina B2, que participa do metabolismo energético e é de muito importante para a saúde dos olhos, pele, cabelos e boca. Quando existe uma deficiência dessa vitamina no corpo o  metabolismo energético ser prejudicado.

Mas além de proteínas a clara do ovo também possui minerais, os mais encontrados nela são o sódio e o selênio.

Como consumir a clara do ovo

A clara do ovo pode ser consumida por pessoas que estão de dietas e buscam por um alimento que proporcione proteínas, vitaminas, minerais, entre outras substâncias essenciais para o organismo.

Para pessoas que praticam musculação ela tem ainda mais vantagens, pois como é rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, a clara de ovo consegue aumentar a disposição, evitar a sonolência e aumentar a concentração. Além de que ela auxilia na recuperação muscular após os treinos. Em duas claras de ovos é possível encontrar em média 6 gramas de proteínas.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar