Cogumelos comestíveis

Os cogumelos são fungos, um tipo especial de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes e, embora possam ser cultivados, eles crescem de forma selvagem em muitas regiões do mundo. Existe uma grande variedade de cogumelos comestíveis, e outros tantos que não são, então não saia catando cogumelos na grama, ok?!

São ótimas fontes de proteínas, substituindo carne, por exemplo. Existem vários tipos: champignon, shitake, shimeji, funghi, entre outros. Qualquer um deles pode ser consumido de duas a três vezes por semana, pois eles contêm não só as proteínas, mas nutrientes que estimulam o desenvolvimento do sistema imunológico.

O Shitake e o Shimeji, tradicionais da culinária japonesa são conhecidos por sua função antioxidante e enriquecidos com ácido fólico. Eles podem ser comprados frescos, em conserva ou secos, e utilizados em pratos variados, como carnes, molhos para massas, saladas e recheios de omeletes. Juntamente com os champignons, esses dois tipos de cogumelos alto teor de proteínas e fibras alimentares e baixo teor de lipídios.

cogumelos fonte de proteínas

Valores nutricionais dos cogumelos comestíveis

Além de ricos em proteínas, funcionar como antioxidante e ainda são fonte de folatos (ácido fólico). É sabido que os folatos evitam a má formação do feto e más formações congênitas, previnem algumas enfermidades cardíacas, doenças cardiovasculares, desordens mentais, câncer e reduzem o risco de patologias do tubo neural.

Com todos esses requisitos, os cogumelos ainda são benéficos para a saúde atuando no sistema imunitário, previne a doença/mal de Alzheimer e como já dito acima, é uma rica fonte de antioxidantes, que auxilia no bom funcionamento do organismo e reduz os riscos de câncer de cólon.

Quer se informar mais sobre alimentos que fazem bem para a saúde? Confira nossa página sobre alimentação!

Como os cogumelos são cultivados?

Os cogumelos são cultivados em substratos, também chamados de compostos. Para cada espécie existe um tipo de composto mais adequado, como por exemplo, palha de cana, bagaço de cana, folha de bananeira, serragem, troncos de árvores. No entanto, uma mesma espécie pode apresentar composições diferentes, então seu cultivo também será diferenciado.

Sem dúvida, o cogumelo é um alimento saudável, pois apresenta uma quantidade considerável de fósforo, outra razoável de proteínas e menos de 5% de gorduras. É muito procurado e consumido pelos vegetarianos, como fonte proteica. No entanto, os cogumelos não são muito comuns nas refeições brasileiras devido ao desconhecimento nutricional e pelo preço alto. Sim, essas delícias são caras!

Como comprar os cogumelos?

– Ao comprar cogumelos frescos, prefira os com consistência firmes. Evite os cogumelos danificados ou com cheiros estranhos. Verifique se há umidade excessiva na embalagem – o que pode indicar que estejam apodrecendo;

– O cogumelo Paris não pode ter manchas, deve ser claro;

– Em geral, não devem apresentar fissuras nem manchas escuras;

– Verifique a validade, pois cogumelos frescos devem ser consumidos em, no máximo, uma semana depois de colhidos;

– Armazene na geladeira e aumente a validade para até 10 dias. Faça furos na embalagem, deixando-a aerada, pois os cogumelos continuam vivos mesmo depois de colhidos e precisam respirar, mas o contato excessivo com o ar pode oxidá-los.

Recomendamos para você:

Share this post

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Comentar