Compulsão por doces: Como conter a vontade de comer doces?

pote de doces compulsão por doces

Quem é que não gosta de um doce de vez em quando, não é mesmo? O problema é quando o alimento se torna uma necessidade e atinge um nível de compulsão. Além da parte estética ser afetada, pois o alto consumo de doce leva ao aumento da gordura corporal e peso, a compulsão afeta vários quesitos da saúde.

É preciso parar e perceber o quanto o consumo está fora do controle e se tornou um vício dos fortes. Quando isso acontece, as vezes é difícil parar por si só, como qualquer compulsão por comida. Você acha que está compulsiva por doces e não sabe o que fazer? Calma, que vamos te ajudar nessa!

É doença?

Há opiniões médicas distintas se a compulsão por doces é uma doença ou não. Mas com certeza ela pode ser considerada tão doentia quanto uma dependência de álcool ou drogas. Essa compulsão está diretamente ligada a sensação de prazer que o cérebro recebe quando o doce é ingerido. São liberadas substâncias químicas como a serotonina e a endorfina, que dão a sensação de prazer e melhoram o humor. Isso ainda pode estar relacionado a pessoas depressivas ou com problemas emocionais, que buscam no doce aquele prazer que é liberado para o cérebro ao comer. Naquele momento ela irá parar de se sentir mal, pelo menos por alguns minutos.

Por isso, geralmente a compulsão por doces não vem sozinha e está ligada a problemas psíquicos e orgânicos, como é conclusão de muitos nutricionistas. Desta forma, pode sim ser considerado uma doença.

Como evitar a compulsão por doces?

Existem alguns métodos que ajudam a evitar a compulsão por doces e isso deve ser feito com um apoio e determinação mental bem focada. Confira algumas dicas:

Note da onde surge a vontade

Preste atenção nos seus hábitos e a vontade de comer doce. Quando eles surgem? Você estava nervosa, triste, ansiosa? Saber qual é o gatilho que te dá a vontade incontrolável de comer muitos doces, irá ajudar a tratar. Quando você perceber que está ficando de novo daquela forma que ativou a vontade, já controle sua mente a pensar em outras coisas. Distraia sua mente e busque o prazer em outras atividades.

praticar exercicios acabar com a compulsão por doces

Pratique exercícios

Além de ser ótimo para a saúde do corpo e da mente, praticar atividade físicas liberam no nosso cérebro as mesmas substâncias químicas que o doce. Então quando bater a vontade, se exercite.

Não tenha doces na sua casa

Se você não tiver o doce quando estiver com vontade, isso irá diminuir a quantidade que você irá comer. Primeiro, que você irá pensar duas vezes antes de sair de casa. Não só por preguiça ou qualquer coisa, mas também por se lembrar e se questionar se você deve.

frutas para evitar a compulsão por doces

Coma frutas

As frutas, apesar de ser muito diferente dos doces tradicionais, também possuem açúcar e podem dar uma amenizada na sua vontade. Além disso, é ótima para a saúde, rica em fibras, vitaminas e minerais.

Escove os dentes logo depois de comer

Tirar o gosto do almoço da boca diminui a vontade de comer um doce. Muitas pessoas necessitam de um doce depois do salgado, e desta forma, você pode evitar a vontade nesse horário.

Masque chiclete sem açúcar

O chiclete é uma ótima opção para enganar aquela vontade de doce. O sabor refrescante distrai a mente e ainda estimula a serotonina, fazendo com que você fique mais tranquila sem o doce e menos ansiosa.

Descubra o que funciona para você

Algumas nutricionistas indicam que você corte o doce de uma vez, e outras que você pare aos poucos. Isso depende muito de pessoa para pessoa, então se teste. Tente ficar uma semana sem doce e comer apenas no fim de semana (de forma maneirada, é claro). Se for muito difícil, diminua o intervalo dos dias. Se mesmo assim você ficar muito mal, irritadiça e outros sintomas de abstinência, coma um pouquinho todo dia, como um tabletinho da barra de chocolate.

remédio para compulsão por doces

Remédio para combater a compulsão por doces

Você sozinha não está dando conta de controlar sua compulsão por doces? Então calma que alguns remédios podem te ajudar a combater esse vício!

Picolinato de cromo:

O Picolinato de Cromo pode ser encontrado em forma de cápsulas de 200 mg para ingerir diariamente. Ela potencializa a ação insulínica nas células e inibe a vontade de comer doces. Essa substância também é encontrada em alimentos como aspargo, ostra, cerveja, cogumelo, ameixa, oleaginosas (nozes, castanhas), cereais integrais, carnes, vísceras e vegetais.

Canela e hortelã:

Em forma de chá, os dois ingredientes em conjunto diminuem o desejo por doces e agem na parte do cérebro de saciedade. Basta fazer um chá comum com 2 pedaços de canela em pau, 8 folhas de hortelã  e 1 litro de água e tomar durante o dia.

Spray de gymnema:

O spray que deve ser aplicado 3 vezes sobre a língua quando você tiver muita vontade de comer doces. Ele inibe a vontade e ainda acelera a queima de gordura e tem ação diurética.

Florais:

Os florais são conhecidos para acalmar o ânimos e se a sua compulsão por comida for relacionada a ansiedade, é uma ótima opção. Você pode pedir uma receita específica para você ou até tomar o Roll-on Diet Aid, da Tisserand, que é indicado por nutricionistas.

E você, o que achou das dicas? Conhece mais alguma método? Conta pra gente!

 

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar