Dieta sem glúten

Para aquelas pessoas que planejam modificar a sua dieta eliminando totalmente o glúten, é preciso retirar diversos alimentos. A substituição é feita por alguns outros sem a proteína, como milho e arroz e seus derivados (como fubá, farinha de milho, farinha de arroz etc), batata, mandioca e outros.

Uma proteína vegetal que está em diversos alimentos como o trigo, centeio, aveia e cevada, o glúten causa grandes dúvidas. Muitos não sabem se precisam ou não fazer uma dieta sem glúten e é sobre ela que esse artigo abordará.

Por quem a dieta sem glúten é feita?

Essa é uma dieta restritiva feita principalmente por aqueles que não conseguem digerir o glúten ou que tem intolerância. Os sintomas da ingestão da proteína nessas pessoas variam indo de diarréia a inchaço abdominal.

O caso de alguém com intolerância a substância é mais profundo necessitando verificar sempre os rótulos dos produtos. Até mesmo de cosméticos e remédios, porque mesmo ingerindo poucos traços de glúten, efeitos colaterais graves podem aparecer.

Glúten engorda?

Muitas vezes a dieta sem glúten também usada no emagrecimento. Isso porque alimentos calóricos como biscoitos, pães, bolos etc são eliminados fazendo com que a perda de peso seja facilitada.

Porém, é importante levar em consideração que o glúten por si só não é o principal desencadeador das “gordurinhas”. O grande consumo de alimentos que apresentam a proteína sim é o causador do aumento de peso.

Ou seja, como tudo na vida, o importante é a moderação, afinal o emagrecimento irá ocorrer pela diminuição do consumo de calorias. Você pode até parar de comer o glúten, mas se não houver uma reeducação alimentar, de nada adiantará.

Desvantagens da Dieta sem Glúten

Como qualquer dieta restritiva, seu escopo de alimentação diminuirá significativamente. Pior ainda: o número de alimentos disponíveis com bom teor de carboidratos irá ficar escasso, precisando buscá-lo em outras fontes.

Optar por uma dieta sem glúten causa um impacto enorme na sua vida. Vários alimentos que você comia constantemente serão retirados em troca de outros. Como o emagrecimento não é constatado, não existem muitos motivos para fazer essa reeducação caso você não sofra da doença celíaca (intolerância à lactose).

Receita de biscoito sem glúten

Caso você queira realmente fazer a dieta sem glúten, aqui vai uma dica, mas é bom ressaltar a importância de uma consulta com um nutricionista. Afinal, é ele quem irá te dizer o que deve ser retirado ou não, o que pode ser muito bem substituível ou não. Tudo de acordo com o seu organismo e suas necessidades.

  • Ingredientes

Uma xic. de farinha de milho;

Duas colheres de sopa de farinha de arroz;

Meia xic. de avelãs;

Uma colher de sobremesa de mel

Meia xic. de açúcar mascavo;

Meia xic. de leite de arroz;

Duas colheres de sopa de azeite.

  • Modo de preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto as farinhas até obter um creme homogêneo. Feito isso, misture as farinhas numa taça enquanto vai vertendo o creme.

Com as mãos, faça bolinhas da massa e molde-as no formato que preferir. Leve os biscoitos formados ao forno pré aquecido num tabuleiro forrado com papel vegetal na temperatura de 180 a 200º C por meia hora e bom apetite!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar