Farinha de maracujá: Conheça os benefícios! Emagrece mesmo?

As farinhas estão tomando conta da alimentação de muitas pessoas. Os benefícios encontrados em muitas delas têm feito com que a procura por novas formas seja maior. Nem tão nova assim, mas que ganhou mais visibilidade durante esses tempos, a farinha de maracujá se mostrou um alimento e tanto! Com inúmeros benefícios para a saúde, o seu consumo pode vir de várias maneiras e basta 2 colheres por dia para sentir as diferenças no seu organismo.

farinha de maracujá

A farinha, que pode ser feita em casa, é confeccionada através da parte branca da casca do maracujá. Essa parte da fruta é a que possui mais nutrientes. Sem glúten, a farinha de maracujá é rica em vitamina b3, fósforo, ferro, cálcio, entre outros.

Emagrece mesmo?

Sim. Inicialmente usada no tratamento para o controle da glicose, logo se descobriu que ela também auxilia na perda de peso. Os motivos disso, são:

  • Sensação de saciedade: por causa da farinha de maracujá conter muitas fibras, o seu consumo traz a sensação de estar cheia com muito pouco. Consequentemente, a pessoa irá comer menos e consumir menos calorias. Para isso funcionar, é necessário também ingerir a quantidade indicada de água por dia – pelo menos 2 litros.
  • Bom funcionamento do metabolismo: como a farinha controla a quantidade de glicose sanguínea, automaticamente faz com que o seu organismo libere menos insulina. Esse hormônio faz com que o metabolismo diminua e acumule gordura. Com o equilíbrio dele, o metabolismo funciona mais rápido e melhor. Isso quer dizer que você queimará mais gordura e conseguirá perder peso.

Ajuda a combater a diabetes?

Também! Como a farinha de maracujá auxilia no controle da glicose sanguínea, consequentemente ela ajuda a combater a diabetes. A fibra presente na casa diminui a quantidade de insulina enviada para seu organismo. Assim, ajuda na prevenção e também tratamento da diabetes.

Quais outros benefícios da farinha de maracujá?

Além de ajudar a emagrecer e combater a diabetes, a farinha possui outros benefícios na manga. Ela melhora a saúde em muitos aspectos, confira:

  • Ajuda a diminuir as taxas de colesterol: isso acontece porque a pectina presente na composição tem ligação com o colesterol ruim (LDL). Esse componente facilita a eliminação desse colesterol ruim no processo digestivo, o que resulta em taxas de colesterol melhores.
  • Bom funcionamento do intestino: para um bom funcionamento do intestino, é necessário consumir 25 gramas de fibras todos os dias. Isso ainda é mais importante para as pessoas que sofrem de intestino preso. Por possuir uma enorme quantidade de fibras, a farinha de maracujá faz o papel de vários alimentos que você teria que consumir para atingir a quantidade ideal de fibras diárias.

Receita de farinha de maracujá

Você pode comprar a farinha de maracujá em mercados ou casa de produtos naturais. Mas se quer economizar, é possível fazer em casa também e de uma maneira muito simples. Confira a receita:

Ingredientes:

  • 5 cascas de maracujá

Modo de fazer:

  • Lave todas as casas dos maracujás. Higienize bem!
  • Coloque as cascas em uma forma e deixe assar até que fiquem secas e quebradiças.
  • Após esfriar, bata essas casas no liquidificador até que atinja a consistência de uma farinha.
  • Pronto! É só guardar a farinha em um recipiente com tampa e consumir durante a semana.

farinha de maracujá

Como usar a farinha de maracujá?

A forma mais tradicional é consumir uma colher antes de cada refeição, acompanhada de um copo de água. Isso ajuda a manter a saciedade e controlar o apetite. Mas além de consumir a farinha a seco, você pode misturá-la com outros alimentos, como:

  • Suco verde;
  • Sala de frutas;
  • Tapioca;
  • Iogurte;
  • Tortas.

Vale misturar com várias coisas, é só usar a imaginação!

Outro ponto para consumir a farinha, é antes de dormir e para combater o estresse. Se você tem problemas para dormir, ingira uma colher da farinha de maracujá antes de dormir. Ela ajuda a acalmar e relaxar. Caso você esteja muito estressada e tem a tendência de descontar na comida, também consuma uma colher nesse momento. Irá te acalmar e não deixar que você coma muito, pela sensação de saciedade.

Farinha de maracujá em cápsulas

Caso você prefira ingerir a farinha de maracujá em cápsulas, porque não curte o gosto ou pela facilidade, também é possível. Você pode comprar um pote de 500 mg com 60 cápsulas por R$32.

Eaí, você já experimentou a farinha de maracujá? Conta pra gente!

Recomendamos para você:

Share this post

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar