Ginseng

Entre as diversas coisas que vieram parar no ocidente por influência de países asiáticos, uma raiz tem chamado atenção por ter ação tônica para o corpo e a mente, tratando diversos males e prevenindo outros. Estamos falando do Ginseng, uma planta de origem chinesa cuja parte utilizada é a raiz, com um curioso formato de pernas.

ginseng

O que é?

Uma planta medicinal de origem asiática, cuja raiz é consumida nas formas de pó, extrato, tintura e em cápsulas que promete melhorar vários aspectos do organismo.

O que promete?

  • Tratamento do câncer – Não que a raiz seja tão milagrosa que trate essa doença tão séria, mas com seu uso é possível melhorar a qualidade de vida do doente canceroso, já que seu consumo pode melhorar seu apetite e qualidade de sono.
  • Diminuir a fadiga – Ginseng age diretamente no sistema nervoso central, estimulando as funções cerebrais e aumentando a energia.
  • Antiinflamatório – As substâncias contidas na raiz tem ação antiinflamatória, o que significará que seu consumo promoverá uma limpeza no organismo garantindo diminuição de dores e doenças.
  • Amigo do coração – Sua ação antiinflamatória prevenirá o acúmulo de gordura ou outras substâncias nas paredes do sistema vascular, que formariam placas. Ginseng pode diminuir os níveis do mau colesterol, e elevar o bom.
  • Bom pra cabeça – A vasodilatação causada pela raiz ajuda a irritar melhor o cérebro, o que melhora todas as funções desse órgão. A doença diminui a incidência de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, já que diminui a inflamação nos neurônios.
  • Diminuir o estresse – O Ginseng entra em contando com as glândulas que produzem o hormônio do estresse, diminuindo seu funcionamento.

Como consumir?

A cápsula deve ser tomada uma vez por dia, em quanto o pó poderá ser misturado a sucos, sopas e outros alimentos. Também pode se cozinhar 2,5g de Ginseng em 100 ml de água fervente. É preciso tampar a panela e deixá-la em fogo baixo por 10 minutos e depois coar.

Onde encontrar?

A raiz ou o pó podem ser facilmente encontrados em farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais. Com o advento da internet, também é possível encontrá-la no comércio online e recebê-la no conforto de sua casa. É importante procurar a procedência antes de comprar Ginseng, já que é comum que esse tipo de alimento da moda seja falsificado para aumentar as vendas. Só compre produtos que tiverem rótulo na embalagem e prefira comprar saquinhos fechados.

Contraindicações

Ginseng não deverá ser consumido por portadores de hipertensão, infecções renais, doenças agudas ou gestantes e lactantes. A raiz interage com antidepressivos, antiansiolíticos e anticoagulantes, fazendo com que pessoas que utilizem esses remédios não possam consumir a raiz. Quem irá fazer cirurgias deverá suspender seu uso uma semana antes.

Efeitos colaterais

O excesso de Ginseng na forma de chá ou em pó poderá causar vários efeitos adversos e indesejáveis, como vômitos, insônia, diarréia e hipertensão. Isso acontece quando ele é consumido por mais de oito semanas e em grande quantidade, por esse motivo é mais fácil consumir as cápsulas que já contém a quantidade necessária.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar