Isotônico: Engorda? Faz mal? Quando devo tomar? Descubra tudo isso aqui!

O isotônico é uma bebida muito usada por atletas profissionais e esportistas.  Eles precisam hidratar o corpo, repor energia e suprir as demandas do organismo durante ou depois da atividade física. Mas esses não são os únicos benefícios dessa bebida energética.

O que pouca gente sabe é que está bebida também oferece benefícios para quem não pratica exercícios físicos (se consumido de forma adequada) e que deve ser consumido com moderação, porque pode oferecer riscos.

Nesse texto vamos falar tudo que você precisa saber sobre o uso do isotônico, suas indicações, como e quando tomar isotônico e os seus principais benefícios.

O que é isotônico?

Trata-se de um suplemento usado para repor carboidratos e sais minerais (como o sódio e o potássio) perdidos durante os exercícios físicos intensos ou de longa duração. Seu uso de faz necessário em atividades com as maratonas, triatlos e ciclismo, por exemplo.

Para que serve?

Ele serve para repor as perdas hídricas causadas pelo suor e os nutrientes que só a água não é capaz de repor. Durante as atividades acontece perda de sais minerais como o sódio e o potássio, presentes no isotônico.

É importante dizer que as únicas funções desta bebida são repor os sais minerais e hidratar o corpo. Ele não influencia no desempenho do atleta! Apesar de também ajudar a eliminar o cansaço e a repor as energias.

Além disso, o ele também evita as câimbras, as dores nas pernas (sintoma comum de quem está desidratado) e a desidratação. Apesar de não substituir o soro, pode ajudar no caso de diarreia.

Isotônico

Quando devo beber?

É recomendado ingerir:

  • de 200ml a 400ml de líquidos antes dos exercícios físicos intensos
  • até 2 litros durante os exercícios
  • até 1,5l depois do treino

Isso é claro vai depender da intensidade e da perda de peso que aconteceu. Esses líquidos podem ser água, água de coco, sucos ou o próprio isotônico, de acordo com a sua necessidade.

Como falamos, está bebida também contém carboidratos. Por isso, se a sua refeição pré-treino já tiver carboidratos, você não deve beber o suplemento antes do exercício físico. Nesse caso, você pode beber água ou suco antes de começar a se exercitar, e beber o isotônico durante e depois do treino.

Outra opção é fracionar a necessidade de bebida que você precisa repor. Se você perdeu 400g durante os exercícios, você perdeu 400ml de líquidos. Então você pode beber 200ml de água e 200ml de isotônico, por exemplo.

Está bebida também pode trazer benefícios para quem não pratica exercícios físicos. Um exemplo são nos casos de hiponadremia (carência de sódio) e hipopotassemia (carência de potássio).

Engorda?

Uma garrafa de 500ml  tem apenas 120 calorias. Ou seja, não é o suficiente para dizer que isotônico engorda. Porém, como é uma bebida rica em glicose, quando usada em excesso por pessoas que não praticam atividade física, o isotônico pode acarretar em um acúmulo de gordura e aumento de peso.

Isotônico

 Faz mal?

Pessoas que sofrem de:

  • insuficiência cardíaca
  • doenças renais
  • hipertensão arterial
  • E Diabetes

Devem evitar consumir, por causa do excesso de sódio e glicose (uma garrafa pode ter de 50 mg a 160 mg de sódio).

Você também não deve substituir a água pelo isotônico para a hidratação normal do dia a dia.

O que é melhor? Isotônico ou água de coco?

Isotônico

Tanto o isotônico quanto a água de coco são ótimas opções de hidratação, e a água de coco é um isotônico natural, mas o que é melhor?

A água de coco é rica em vitaminas, fibras e minerais e tem menos calorias que um isotônico, mas tem menos sódio e 10 vezes mais a quantidade de potássio que um isotônico. Só esse comparativo não responde à essa pergunta, e na verdade, tanto a água de coco quanto o isotônico cumprem bem o papel de hidratar e repor os nutrientes e a água perdida durante o exercício físico. O que diferencia um do outro é a intensidade e o tempo do exercício físico realizado, pois vão resultar em mais ou menos perda de peso.

Quem faz atividade física leve ou moderada e perde até 2% de peso corporal os exercícios físicos podem se hidratar apenas com água ou água de coco, enquanto o isotônico é indicado para quem faz atividades físicas mais intensas e perde mais de 2% de peso.

Para fazer essa conta, multiplique seu peso pós treino por 100 e divida o resultado pelo peso de antes do treino e subtraia 100 do resultado. Se o resultado for maior que dois, você deverá tomar um isotônico, se for menor, fique apenas na água.

Gostou das nossas informações? Deixe seu comentário!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

One thought on “Isotônico: Engorda? Faz mal? Quando devo tomar? Descubra tudo isso aqui!

Comentar