Kefir: Descubra aqui as maravilhas desse “iogurte”

kefir

Já ouviu falar no Kefir? Um alimento rico, conhecido mundialmente e que você poderá cultivar em casa. Saiba tudo sobre ele aqui.

Muito se tem falado em dietas usando o Kefir e como ele é benéfico para o corpo e para a saúde. É um alimento centenário e que pode ser cultivado infinitamente em casa, rico em proteínas, vitaminas e bactérias “do bem”. Pode regular sua saúde em diversos aspectos, pessoas se alimentam com ele todos os dias e os resultados são surpreendentes.

O artigo de hoje é especial sobre o kefir e traremos para nossos leitores todas as informações necessárias sobre esse alimento, o que é, como consumir, como produzir-lo, sua origem, onde conseguir e todos os benefícios e vantagens que ele traz para a saúde. Saiba a seguir!

O que é o kefir? Como surgiu?

O kefir é um alimento fermentado por uma colônia de bactérias ricas em leveduras, bactérias ácido-acéticas e bactérias ácido-lácticas. Ele é fermentado no leite ou na água através de grãos que produzem essas bactérias e fermentam no leite ou na água.

A partir de alguns grãos que vão fermentar você poderá ter ele infinitamente, porque eles serão lavados e conservados corretamente para uma nova fermentação nos próximos dias. Essas bactérias se reproduzem e se desenvolvem, dessa forma você sempre terá kefir e poderá doar os grãos que se multiplicarão. É assim que se consegue esse alimento, através de doações de outras pessoas que cultivam os grãos.

O kefir não é industrializado, não se descobriu ainda uma forma de produzi-lo, faz parte da cultura que ele seja repartido entre as pessoas que se interessam, através de doações.

Ele também pode ser conhecido como kefer, quefir, kephir, cogumelos tibetanos, knapon, tibicos, cogumelos do iogurte, plantas de iogurte, kippi, kiaphur e kepiand. Ele surgiu na região montanhosa de Cáucaso em 1800, era conhecida nessa época como grãos de Maomé ou bebida do profeta.

Atualmente  é muito conhecido na Europa central e nos países vizinhos, em alguns países do mundo o kefir é ainda totalmente desconhecido.

O kefir é muito parecido com um tipo de iogurte ou uma coalhada, tanto pela sua textura como pelo seu sabor, exatamente por ser originado através de bactérias fermentadas no leite, por isso tem uma aparência muito próxima de um iogurte. Há várias receitas espalhadas pela internet, você transformar-lo até mesmo em um cream cheese.

Logo mais a seguir traremos uma receita especial pra você.

kefir

Kefir de água

O kefir de leite é o mais comum e o mais conhecido, mas também é possível produzir o kefir de água, onde sua fermentação é feita junto com açúcar mascavo, ideal para quem está fazendo dieta e possui intolerância à lactose. Ele é sem lactose e sem glúten.

O kefir de água fermenta através do açúcar colocado na água, as leveduras e as bactérias que estão presentes nos grãos recebidos através de doação, metabolizarão o açúcar que serão transformados em “bactérias do bem”, vitaminas, aminoácidos e enzimas.

O açúcar usado para esse tipo pode ser o de sua preferência, mas o açúcar menos industrializado como o mascavo é o mais recomendado.

Como fazer o kefir de água?

Leve ao fogo apenas para aquecer 250 ml de água mineral ou filtrada (o cloro atrapalha a fermentação e poderá alterar o seu resultado), adicione nessa água ¼ de xícara de açúcar mascavo, mexa para que dissolva completamente na água. Logo após, adicione mais 750 ml de água à mistura e deixe esfriar até que atinja a temperatura ambiente.

Coloque a água com açúcar em um recipiente de vidro e adicione três colheres de sopa dos grãos de kefir. Cubra o recipiente com uma gaze ou tecido de fralda, armazene a mistura dentro do armário, longe da luz.

Deixe a fermentação acontecer por 48 horas, ou o tempo que preferir, de acordo com seu paladar. Faça o teste de 24h ou 48h e descubra qual a sua preferência. Quanto mais horas passam, menos doce o líquido proveniente da fermentação estará. E quanto mais horas de fermentação, por causa do açúcar, mais quantidade de álcool terá o kefir.

kefir-agua

Kefir engorda?

Essa é uma dúvida que pode surgir, mas os benefícios são totalmente contrários, na verdade o ele ajuda no emagrecimento. É uma bebida de baixa caloria que ajuda em sua alimentação e possui bactérias benéficas ao seu intestino. Algumas bactérias que o intestino pode cultivar são maléficas e retém gorduras, fazendo com que você engorde. O kefir possui o poder de se livrar dessas bactérias e cultivar apenas as benéficas, que fará seu intestino funcionar com regularidade.

O kefir também ajuda a controlar a sua acidez estomacal, perfeita para quem sofre de azia, úlceras e gastrite.

Benefícios do kefir

O kefir é benéfico e ajuda em problemas estomacais, problemas intestinais, problemas articulares, problemas respiratórios, problemas emocionais, atua no fortalecimento do sistema imunológico, problemas dermatológicos, circulatórios e beneficia na construção muscular.

Para mais dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar