Kombucha: Descubra todos os benefícios e saiba como preparar em casa!

kombucha

O Kombucha, também conhecido como Kombutchá (que é como se pronuncia), é uma bebida probiótica muito boa para a saúde. Apesar de ser um chá milenar, está presente na dieta da galera fitness e foi pedido por muitos artistas que tocaram no último Lollapalooza, festival de música que aconteceu em São Paulo no final de março.

Com origem chinesa, o Kombucha é uma bebida artesanal fermentada feita de uma alga chamada Kombu, chá preto e açúcar. Ele é levemente doce e gaseificado, tem um aroma agridoce e faz parte do cardápio de quem opta por uma alimentação orgânica e mais saudável.

Veja nesse artigo a seguir todos os benefícios do Kombucha, como preparar o seu e se ele realmente ajuda a emagrecer.

Quais são os benefícios do Kombucha?

O Kombucha tem propriedades (bactérias e leveduras, enzimas e antioxidantes) que ajudam a melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do intestino, repor a flora intestinal, dar mais energia e até mesmo emagrecer. Além disso, ele ajuda a fortalecer os rins e os músculos, a aliviar os distúrbios do sono, a diminuir as dores nas articulações, os sintomas de diabetes e a pressão arterial.

É rico em ácidos, vitaminas, aminoácidos, ajuda a combater os radicais livres e pode ajudar a aliviar desordens nervosas, pois também tem vitaminas do complexo B em sua composição.

Na China, onde o Kombucha surgiu, ele é considerado um elixir da vida longa e da boa saúde. Pessoas com imunidade baixa e problemas de digestão podem se beneficiar muito com o Kombucha, que além de todos os benefícios que falamos aqui, só tem 35 calorias a cada garrafinha de 350 ml.

kombucha

Como preparar?

Como dissemos, esta é uma bebida artesanal feita em um processo que não é muito simples. A fermentação pode demorar 10 dias. Se você tem paciência e prefere fazer o seu próprio Kombucha ao invés de comprar pronto em lojas de produtos naturais, veja o passo a passo a seguir.

 Ingredientes

  • Biofilme, zoogleia ou cultura de Kombucha (a colônia-mãe, que tem formato de cogumelo e é vendido em lojas de produtos naturais)
  • Jarra de vidro de cerca de 3L (recipientes de plástico podem contaminar)
  • 250 ml de água desclorada
  • 2 colheres (chá) de folhas de chá preto
  • 2 colheres (chá) de folhas de chá verde
  • ½ xícara de açúcar refinado ou orgânico
kombucha
Panquecas de Kombu

Modo de Preparo

  • Para desclorar a água, bata a água no liquidificador por uns 2 minutos.
  • Ferva a água e acrescente o açúcar, deixando ferver até dissolver. Junte as folhas de chá (ou saquinhos de chá) e ferva por aproximadamente mais 2 minutos.
  • Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 15 minutos. Após descansar, coe em um pano fino e deixe esfriar. Coloque no recipiente de vidro junto com 1,800 ml de água e 1 ou mais panquecas de kombucha.
  • Cubra o vidro com um tecido limpo e prenda com um elástico na borda, para evitar os insetos. Mantenha em infusão por 10 dias.
  • O processo de fermentação pode variar de acordo com a temperatura. Em dias quentes pode ficar menos dias e em dias frios precisar de mais tempo. Você vai saber quando estiver pronto pelo cheiro de vinagre.
  • Após esse tempo de fermentação, retire as panquecas (a cultura) e reserve um pouco para ativar o novo lote de kombucha. Deixe descansar por 5 dias em clima ambiente, e leve à geladeira.

Algumas lojas e sites, como a Amazon e a Kombucha Shop, já disponibilizam kits com todos os ingredientes necessários para preparar o seu chá.

O Kombucha ajuda a emagrecer?

Sim. Além de ter apenas 35 calorias a cada 350 ml, o Kombucha ajuda a emagrecer e está sendo considerado o grande aliado fitness de 2017.

Além disso, o Kombucha é composto por várias bactérias do bem, que quando fermentadas, liberam substâncias que garantem uma sensação de saciedade, o que também contribui para a perda de peso.

kombucha

Qual a dose diária recomendada?

Tomando de dois a três copos do chá de Kombucha por dia você já consegue sentir melhoras na sua saúde como um todo. Alguns especialistas falam que o ideal é não passar dos 350 ml por dia. Ou seja, consumir apenas uma garrafinha ou um copo de Kombucha diariamente.

Gostou da nossas dicas? Deixe seu comentário e conte sua opinião!

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar