Leite faz mal ou bem? Saiba a verdade aqui!

leite mal ou bem

Existem diversos alimentos e bebidas antes vistos como fonte de vitaminas e que atualmente geram dúvidas quanto ao consumo. Esse é o caso do leite de vaca que, após diversos estudos e pesquisas, tem a questão se ele traz malefícios para a saúde levantada. Por ser rico em cálcio, o leite sempre foi visto como um aliado dos ossos. Mas, afinal, o leite faz mal ou bem? Confira a seguir.

Benefícios do leite

Apesar de ser considerado por muitos como um vilão para a saúde, o leite tem benefícios comprovados por nutricionistas e especialistas. O principal benefício e o mais conhecido é seu alto teor de cálcio. Ao ser consumido regularmente, o cálcio ajuda no desenvolvimento e na proteção dos ossos evitando doenças como a osteoporose.

Além disso, o potássio e o magnésio presentes ajudam a dilatar os vasos, aumentando o fluxo de sangue que chega para os órgãos vitais, reduzindo a pressão sanguínea e reduzindo a sobrecarga do coração. Logo, o leite também ajuda a proteger o coração de doenças cardiovasculares.

Ele também ajuda a diminuir a acidez do estômago, protege o esmalte dos dentes contra substâncias ácidas, melhora a ingestão de vitaminas e minerais pelo organismo e pode ajudar a proteger os rins.

Intolerância à lactose

O número de pessoas com intolerância à lactose vem crescendo ao longo dos anos e isso tem prejudicado a imagem do leite. Porém, isso não é culpa exclusivamente da bebida. A intolerância à lactose acontece normalmente no organismo na fase adulta e é quando o corpo possui uma deficiência na enzima responsável por digerir a lactose, o açúcar do leite.

Quem sofre com esse problema tem dores abdominais, diarreia, inchaço e náusea, podendo ter uma variação na intensidade desses sintomas. Para essas pessoas, há produtos sem lactose que tem as mesmas vitaminas, mas sem provocar a intolerância.

Alergia ao leite

Há também as pessoas que possuem alergia ao leite e não podem fazer o consumo da bebida e seus derivados. Isso acontece por causa de uma reação do sistema imunológico à digestão das proteínas presentes no leite. Normalmente, a alergia aparece em bebês e crianças até os 4 anos, desaparecendo sozinha.

Problemas de saúde relacionados ao leite

Segundo alguns estudos, o leite pode causar quadros de inflamação no organismo. Isso acontece quando a proteína presente na bebida não é digerida da maneira correta e acaba indo parar na corrente sanguínea. Em resposta, o organismo encara a proteína mal digerida como um corpo estranho e quadros de alergia e infecção podem aparecer como a otite, sinusite, rinite e esofagite.

Pesquisas também apontam que o consumo do leite pode elevar o acúmulo de gordura abdominal, ocasionar o desenvolvimento do diabetes, atrapalhar a concentração e levar a quadros de depressão e ansiedade, entre outros problemas associados à proteína da bebida.

Afinal, o leite faz mal ou bem?

O leite possui vitaminas e minerais que combatem doenças e ajudam a melhorar o funcionamento do organismo. Porém, se você possui intolerância à lactose, alergia ao leite ou algum problema na digestão da proteína do leite, deve optar por trocar a bebida por outros alimentos ricos em cálcio.

Não é possível dizer com propriedade se o leite faz mal ou bem, pois tudo irá depender do seu organismo e como ele irá se comportar digerindo a bebida. Por isso, o melhor é moderar o consumo e ao notar qualquer tipo de sintoma graças ao consumo, a recomendação é procurar um médico.

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 do total de 5)
Loading...

Comentar