Levedo de cerveja

Quando se fala em cerveja logo se pensa em bebida alcoólica, mas você sabia que ela possui vários nutrientes que ajudam a melhorar a saúde. Muitos desses nutrientes são oriundo do levedo de cerveja, confira agora tudo sobre ele.

levedo de cerveja

O levedo de cerveja é um fungo que cresce na planta trepadeira da família das canabidáceas que é usada para fazer cerveja. O levedo de cerveja é um subproduto do processo de fermentação, com sabor ligeiramente amargo, cor amarela-acastanhada e odor característico. Ele contém uma variedade de nutrientes importantes e oferece uma enorme gama de benefícios à saúde.

Proteínas do levedo de cerveja

A proteína é necessária para o organismo, pois ela ajuda no crescimento, na reparação dos órgãos, músculos e células, proteção contra infecções, produção de enzimas e hormônios, e muitas outras funções.

O levedo de cerveja possui uma enorme concentração de proteína de fácil digestão. Metade do seu peso é pura proteína: em 100 gramas de levedo estão presente 50 gramas  de todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o nosso corpo não fabrica, mas  que precisam ser ingeridos na alimentação. Isto torna o levedo uma fonte proteica excelente para qualquer pessoa.

As vitaminas do complexo B são as mais presentes no levedo de cerveja, ele  é muito rico em B1, B2, B3, B6, folato, e  B12. Todas estas vitaminas desempenham em conjunto um papel importante no metabolismo celular, produzindo energia e ajudando a manter a função cerebral. O complexo B  é essencial para a pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis, além de auxiliar na queima  de gordura, no sono, na saúde do sistema nervoso  no cansaço físico e mental, na visão, no sistema digestivo, na função hepática, e muitas outras vantagens.

Outros minerais presentes no levedo de cerveja são o cromo, que é bem absorvido e ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue em níveis saudáveis, o selênio, O selênio participa de muitas enzimas importantes para o metabolismo, dentre elas a glutationa, uma poderosa enzima com ação antioxidante, o magnésio, o potássio, fósforo, zinco e ferro.

Benefícios do levedo de cerveja

O levedo da cerveja possui diversos benefícios como o reforço no sistema imunológico causado pela betaglucana, que é um composto natural derivado de paredes celulares de fungos e leveduras, ela ativa macrófagos que são glóbulos brancos que produzem a linha inicial de defesa do nosso sistema imunológico contra infecções e crescimento de tumores.

A gastroenterite é outra doença que pode ser previnida com o levedo da cerveja, ele inibe bactérias alimentares como a Salmonella e Escherichia coli e impede a disseminação da Salmonella para o fígado e melhorou a função hepática, permitindo uma remoção mais eficaz de bactérias da corrente sanguínea.

Por fim o levedo da cerveja ajuda a controlar os níveis de glicose e colesterol o cromo auxilia a baixar os níveis de glicose e colesterol. Além de que ele melhora a tolerância à glicose e reduz a resistência insulínica, pois o cromo é um mineral que auxilia na degradação de carboidratos e gorduras para a produção de energia.

 

Recomendamos para você:



1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem Votos Ainda)
Loading...

Comentar